MODELIZAÇÃO DE COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO: METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA PARA O CURSO DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vitor Hugo Enumo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2624
Resumo: Na tentativa de suprir a escassez de material anatômico relacionado ao sistema nervoso, meios alternativos são utilizados constantemente no ensino da anatomia, como livros, textos, atlas, modelos sintéticos, modelos anatômicos confeccionados, entre outros. A confecção de modelos (modelização) vem sendo apontada como uma alternativa educacional promissora para o ensino das ciências morfológicas, entre elas a neuroanatomia. A motivação para este trabalho partiu da constatação da dificuldade dos estudantes da 1ª série do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior privada de maringá (PR) na compreensão da neuroanatomia humana e na construção dos conceitos trabalhados em sala de aula. A atividade foi dividida em três etapas: A primeira teve como propósito a organização dos grupos e a busca e coleta de informações. A segunda consistiu na busca pelos materiais a serem utilizados e a construção do modelo representacional da(s) estrutura(s) do sistema nervoso sorteada(s). Na terceira etapa, os grupos apresentaram seus modelos anatômicos, relatando todas as etapas, ou seja, como foram executados, elaborados e montados, as dificuldades a as possíveis benesses dessa atividade. Conclui-se que confeccionar modelo funcional neuroanatômico apresenta-se como uma ferramenta alternativa de fácil manipulação, a qual acredita-se contribuir com o ensino-aprendizagem desse conteúdo. Quanto à confecção com material de baixo custo, frente à aquisição de modelos fabricados, reitera-se que é viável, tornando-se uma ferramenta pedagógica diante das dificuldades na compreensão do conteúdo. Além disso, baseando-se na literatura, a proposta apresenta-se viável, diante dos diversos métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem do referido componente curricular nas Instituições de Ensino Superior.
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