O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, CID MARCOS GONÇALVES
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS, STIVAL, NEY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/954
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final doscapítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificarquanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordadosnas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educaçãoambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a estatemática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídasde revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazemmenção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos comcaráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe umdiscurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos dequímica uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostosresponsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta decorrelação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas comenfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.
id UNINGA-1_8e3c0ac8ac64b013a585c98118c12c5b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/954
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOEste trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final doscapítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificarquanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordadosnas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educaçãoambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a estatemática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídasde revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazemmenção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos comcaráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe umdiscurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos dequímica uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostosresponsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta decorrelação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas comenfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.Editora Uningá2011-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/95410.46311/2318-0579.28.eUJ954Revista Uningá; Vol. 28 No. 1 (2011): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 28 n. 1 (2011): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v28i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/954/61710.46311/ru.v28i1.954.g617Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessANDRADE, CID MARCOS GONÇALVESBROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIASSTIVAL, NEY2019-10-01T21:34:12Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/954Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T21:34:12Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
ANDRADE, CID MARCOS GONÇALVES
title_short O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENFOQUE AMBIENTAL DE TEXTOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
author ANDRADE, CID MARCOS GONÇALVES
author_facet ANDRADE, CID MARCOS GONÇALVES
BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS
STIVAL, NEY
author_role author
author2 BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS
STIVAL, NEY
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, CID MARCOS GONÇALVES
BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS
STIVAL, NEY
description Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as leituras presentes ao final doscapítulos de livros do Ensino Médio de Biologia e Química, com a finalidade de verificarquanto ao enfoque ambiental dado nestes textos, se há uma relação dos temas abordadosnas duas disciplinas e se estas leituras podem criar condições favoráveis de uma educaçãoambiental. No livro de Biologia foram encontradas cinco leituras relacionadas a estatemática e no de química 13 leituras. As leituras no livro de Biologia são sempre extraídasde revistas científicas ou de divulgação científica, já as do livro de Química não fazemmenção a nenhuma fonte. Na análise dessas leituras, observa-se a presença de textos comcaráter muito mais informativo do que questionador. Em ambos os textos existe umdiscurso que ressalta o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e nos textos dequímica uma preocupação em associar as fórmulas/estruturas químicas aos compostosresponsáveis pelos problemas ambientais. Outra observação diz respeito à falta decorrelação entre as temáticas abordadas nas duas disciplinas, uma vez que temas comenfoque ambiental podem ser tratados, nas mais diversas áreas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/954
10.46311/2318-0579.28.eUJ954
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/954
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.28.eUJ954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/954/617
10.46311/ru.v28i1.954.g617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 28 No. 1 (2011): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 28 n. 1 (2011): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v28i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042162165088256