As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STIVAL, NEY
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: TAURA, HILDA MASSAKO, STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA, KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário.
id UNINGA-1_d0be165d73e46963fa3f28c7d857806a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/363
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PASO presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário.Editora Uningá2005-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/36310.46311/2318-0579.3.eUJ363Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v3i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/363/3010.46311/ru.v3i1.363.g30Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSTIVAL, NEYTAURA, HILDA MASSAKOSTIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIAKADOWAKI, ADRIANA SHIZUE2019-10-01T15:44:03Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/363Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T15:44:03Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
title As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
spellingShingle As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
STIVAL, NEY
title_short As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
title_full As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
title_fullStr As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
title_full_unstemmed As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
title_sort As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
author STIVAL, NEY
author_facet STIVAL, NEY
TAURA, HILDA MASSAKO
STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA
KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE
author_role author
author2 TAURA, HILDA MASSAKO
STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA
KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv STIVAL, NEY
TAURA, HILDA MASSAKO
STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA
KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE
description O presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363
10.46311/2318-0579.3.eUJ363
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.3.eUJ363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363/30
10.46311/ru.v3i1.363.g30
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v3i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160049061888