SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, ADRIANA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BARROS, MARCELA MILREA ARAÚJO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepçãodos pais frente ao diagnóstico de câncer de seu filho e oenfrentamento diante de um prognóstico de morte, em umaunidade hospitalar de oncologia Pediátrica no município dePorto Velho – RO.Trata-se de um estudo com abordagemqualitativa e de pressuposto epistemológico fenomenológico,através de pesquisa de campo, de natureza prospectiva.Como instrumento para coleta de dados, realizou-se entrevistasemi-estruturada com os pais de crianças oncológicas,após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecidoe aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa,porém, durante tal coleta de dados somente foi encontradomães acompanhando as crianças. No decorrer da pesquisarecebi o diagnóstico oncológico, diante dessa realidade expostapor essas mães e pela minha família percebeu-se queo momento do diagnóstico é uma das fases mais difíceis eque acarretam muitas emoções como, tristeza, insegurançae o medo da perda, da morte. Porém tais genitoras relataramque os métodos que foram utilizados para se manteremfirmes e convictas no tratamento foram á fé e o apoiodo grupo familiar. O estudo evidencia o quanto é imprescindíveloferecer auxilio para a mãe e seu filho oncológico,sendo assim é necessário que a enfermagem desenvolvanovos métodos de apoio psicossocial para o paciente e parasua família, pois o tratamento é muito desgastante e angustiantepara os mesmos.
id UNINGA-2_1449f0a4ae6a296ea5171c44adbe5a5b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1630
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAISEsta pesquisa teve como objetivo identificar a percepçãodos pais frente ao diagnóstico de câncer de seu filho e oenfrentamento diante de um prognóstico de morte, em umaunidade hospitalar de oncologia Pediátrica no município dePorto Velho – RO.Trata-se de um estudo com abordagemqualitativa e de pressuposto epistemológico fenomenológico,através de pesquisa de campo, de natureza prospectiva.Como instrumento para coleta de dados, realizou-se entrevistasemi-estruturada com os pais de crianças oncológicas,após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecidoe aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa,porém, durante tal coleta de dados somente foi encontradomães acompanhando as crianças. No decorrer da pesquisarecebi o diagnóstico oncológico, diante dessa realidade expostapor essas mães e pela minha família percebeu-se queo momento do diagnóstico é uma das fases mais difíceis eque acarretam muitas emoções como, tristeza, insegurançae o medo da perda, da morte. Porém tais genitoras relataramque os métodos que foram utilizados para se manteremfirmes e convictas no tratamento foram á fé e o apoiodo grupo familiar. O estudo evidencia o quanto é imprescindíveloferecer auxilio para a mãe e seu filho oncológico,sendo assim é necessário que a enfermagem desenvolvanovos métodos de apoio psicossocial para o paciente e parasua família, pois o tratamento é muito desgastante e angustiantepara os mesmos.Editora Uningá2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630Uningá Review ; Vol. 22 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 22 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630/1241Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, ADRIANABARROS, MARCELA MILREA ARAÚJO2019-10-09T17:11:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1630Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:11:50UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
title SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
spellingShingle SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
PEREIRA, ADRIANA
title_short SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
title_full SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
title_fullStr SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
title_full_unstemmed SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
title_sort SOBREVIVENDO A TEMPESTADE: O CÂNCER E O MORRER NA ÓTICA DOS PAIS
author PEREIRA, ADRIANA
author_facet PEREIRA, ADRIANA
BARROS, MARCELA MILREA ARAÚJO
author_role author
author2 BARROS, MARCELA MILREA ARAÚJO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, ADRIANA
BARROS, MARCELA MILREA ARAÚJO
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepçãodos pais frente ao diagnóstico de câncer de seu filho e oenfrentamento diante de um prognóstico de morte, em umaunidade hospitalar de oncologia Pediátrica no município dePorto Velho – RO.Trata-se de um estudo com abordagemqualitativa e de pressuposto epistemológico fenomenológico,através de pesquisa de campo, de natureza prospectiva.Como instrumento para coleta de dados, realizou-se entrevistasemi-estruturada com os pais de crianças oncológicas,após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecidoe aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa,porém, durante tal coleta de dados somente foi encontradomães acompanhando as crianças. No decorrer da pesquisarecebi o diagnóstico oncológico, diante dessa realidade expostapor essas mães e pela minha família percebeu-se queo momento do diagnóstico é uma das fases mais difíceis eque acarretam muitas emoções como, tristeza, insegurançae o medo da perda, da morte. Porém tais genitoras relataramque os métodos que foram utilizados para se manteremfirmes e convictas no tratamento foram á fé e o apoiodo grupo familiar. O estudo evidencia o quanto é imprescindíveloferecer auxilio para a mãe e seu filho oncológico,sendo assim é necessário que a enfermagem desenvolvanovos métodos de apoio psicossocial para o paciente e parasua família, pois o tratamento é muito desgastante e angustiantepara os mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1630/1241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 22 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 22 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212920360960