APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317 |
Resumo: | A diversidade sexual/gênero agrega-se à escola por intermédio de um movimento histórico longo e dinâmico. Objetivou-se compreender como se deu o movimento histórico de aproximação entre gênero, diversidade sexual e escola. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativo. Os resultados apontaram que a aproximação aqui esboçada ainda não se consolidou, sendo a escola, atualmente, um espaço de exclusão do “diferente”. Concluiu-se que a relação entre esses três campos (gênero, diversidade sexual e escola) foi marcada majoritariamente por estigmas, preconceito e discriminação, especialmente por meio dos discursos religiosos e médicos, implicando pensar a diversidade sexual e de gênero com foco no patológico e no pecaminoso, possuindo a escola uma dívida histórica com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. |
id |
UNINGA-2_771b3a962781bc97639647755a3ec1fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/2317 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLADiversidade sexualEscolaGêneroSexualidadeA diversidade sexual/gênero agrega-se à escola por intermédio de um movimento histórico longo e dinâmico. Objetivou-se compreender como se deu o movimento histórico de aproximação entre gênero, diversidade sexual e escola. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativo. Os resultados apontaram que a aproximação aqui esboçada ainda não se consolidou, sendo a escola, atualmente, um espaço de exclusão do “diferente”. Concluiu-se que a relação entre esses três campos (gênero, diversidade sexual e escola) foi marcada majoritariamente por estigmas, preconceito e discriminação, especialmente por meio dos discursos religiosos e médicos, implicando pensar a diversidade sexual e de gênero com foco no patológico e no pecaminoso, possuindo a escola uma dívida histórica com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.Editora Uningá2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 10-28Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 10-282178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317/1986Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DANEVES, ANDRÉ LUIZ MACHADO DASMASCARENHAS, SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO2019-10-09T21:42:18Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2317Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:42:18UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
title |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
spellingShingle |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA SILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DA Diversidade sexual Escola Gênero Sexualidade |
title_short |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
title_full |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
title_fullStr |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
title_full_unstemmed |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
title_sort |
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ESCOLA |
author |
SILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DA |
author_facet |
SILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DA NEVES, ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS MASCARENHAS, SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO |
author_role |
author |
author2 |
NEVES, ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS MASCARENHAS, SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, ADAN RENÊ PEREIRA DA NEVES, ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS MASCARENHAS, SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade sexual Escola Gênero Sexualidade |
topic |
Diversidade sexual Escola Gênero Sexualidade |
description |
A diversidade sexual/gênero agrega-se à escola por intermédio de um movimento histórico longo e dinâmico. Objetivou-se compreender como se deu o movimento histórico de aproximação entre gênero, diversidade sexual e escola. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativo. Os resultados apontaram que a aproximação aqui esboçada ainda não se consolidou, sendo a escola, atualmente, um espaço de exclusão do “diferente”. Concluiu-se que a relação entre esses três campos (gênero, diversidade sexual e escola) foi marcada majoritariamente por estigmas, preconceito e discriminação, especialmente por meio dos discursos religiosos e médicos, implicando pensar a diversidade sexual e de gênero com foco no patológico e no pecaminoso, possuindo a escola uma dívida histórica com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2317/1986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 10-28 Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 10-28 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042215058407424 |