Mídia, poder e política: um panorama sobre os estudos em comunicação política no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Doacir
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/26
Resumo: Neste artigo sugere-se uma abordagem para entender o papel da mídia na modernidade e explorar algumas das consequências da atuação da mídia sobre o campo da política. Retomando a definição mais ampla de poder existente na Ciência Política que remete ao conceito de poder como “a capacidade de agir alcançando efeitos pretendidos pelo emprego intencional de recursos que se dispõe” argumenta-se neste artigo que no caso da mídia, além de possuir o poder em difundir mensagem, a mídia possui o poder em fazer a reordenação das relações de tempo e espaço alterando a experiência política dos indivíduos. O campo da mídia ao monopolizar a produção e transmissão das mensagens se torna detentora de um recurso para exercer o poder e, nesta situação, através deste recurso o campo da mídia impele o campo político a comportar-se de acordo com suas regras, interesses e desejos. Finalizamos este artigo mostrando algumas hipóteses existentes em estudos acadêmicos vinculados à temática comunicação política e que investigam a relação entre a mídia e a política a partir de processos eleitorais brasileiros. Palavras chaves: Mídia. Política. Comunicação política.
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