Desafios para a implementação de um inovador Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento nas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES orientado para o desenvolvimento de competências: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Nylce
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maior de Oliveira, Tatiana Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/212
Resumo:  RESUMO O trabalho teve como objetivo principal averiguar a efetividade do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Técnico-Administrativos em Educação da UNIFEI para o desenvolvimento de competências individuais que atendam aos interesses da Instituição (competências institucionais). Para a verificação dos resultados obtidos com o programa, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de dois questionários fechados enviados para  nove setores da instituição e suas respectivas chefias imediatas. Em ambos os questionários havia uma relação de quarenta competências obtidas com as ações de capacitação de 2008 e 2009.No questionário aplicado aos servidores, foi solicitada a avaliação do seu grau de desenvolvimento de cada competência. No aplicado às Chefias, a avaliação solicitada foi sobre a importância dessas competências para a instituição atingir suas metas.Os setores pesquisados foram: Reitoria, Gabinete e Conselhos Superiores, Pró-Reitoria de Administração, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Recursos Naturais, Departamento de Pessoal, Comissão Central de Compras, Biblioteca Mauá e Departamento de Suporte à Informática. O resultado da pesquisa apresentou um índice de desenvolvimento superior a 60% de competências individuais alinhadas às competências institucionais, confirmando, portanto, a  efetividade do programa. Também foram identificadas competências pouco desenvolvidas pelos servidores e consideradas essenciais à UNIFEI. Sendo assim, foi feita uma avaliação sobre a necessidade de serem desenvolvidas ou não pela instituição.Palavras-chave: Programa de Capacitação. Gestão por Competências. Mapeamento de Competências. Desenvolvimento de Competências Individuais e Institucionais. ABSTRACT This work aimed at ascertaining the effectiveness of a training and development program in Education designed for the technical administrative employees of UNIFEI in order to develop individual competencies which could meet the interests of the Institution (institutional competences). To verify the obtained results with the program, a qualitative survey was conducted by way of two closed questionnaires that were sent to nine sectors of the institution and their immediate managers. In both questionnaires there was a list of forty skills obtained with training activities in 2008 and 2009. The evaluation of development level for each competence was requested on the questionnaire applied to the civil servants. The questionnaire applied to the immediate managers verified the importance of these competencies for the institution to achieve its goals. The surveyed sectors were: Chancellor's Office, Office and High Councils,  Dean of Administration, Institute of Production Engineering and Management, Institute of Sciences, Institute of Natural Resources, Personnel Department,  Central Purchasing Commission, Maua Library and Support Department to Information Technology. The result of the survey showed a development index higher than 60% of individual competencies aligned with the institutional ones therefore confirming the effectiveness of the program. Some poorly developed skills were also identified by the servants. These skills were considered essential to UNIFEI. Consequently, an assessment was made to verify the need or not to be developed by the institution.Key words: Training program.  Management by competences.  Mapping of competencies. Development of individual and institutional skills. 
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