A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Felipe de Andrade
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zani, Edrian Maruyama, Zani, Adriana Valongo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10315
Resumo: Introdução: É sabido que a presença dos pais na UTI neonatal é benéfica para a saúde do recém-nascido, porém a pandemia do COVID-19 trouxe incertezas para a população materno-infantil. Alguns serviços restringiram visitas durante a pandemia, não respeitando o direito de do recém-nascido e seus pais de permanecerem juntos por tempo irrestrito. Objetivo: Identificar, por meio da literatura cientifica como os serviços neonatais se organizaram frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19. Método: revisão integrativa, realizada de agosto de 2021 a junho de 2022, nos idiomas inglês e português, utilizando os descritores em português: recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva neonatal; COVID-19, família; pais e em inglês: newborn; Intensive Care Units, neonatal, parents, COVID-19; Family, referente a organização dos serviços frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19, sem restrição de tempo de publicação. Resultados: Foram encontrados 184 estudos, destes 13 foram excluídos por duplicidade e após as etapas de seleção e elegibilidade excluíram-se 182 estudos, totalizando uma amostra de 02 artigos. Foi observado um número pequeno de publicações sobre a temática, e dos encontrados ambos tiveram a presença dos pais restringida e até mesmo proibida durante a pandemia, e nas situações que os pais permaneceram na unidade o tempo foi restringido e os cuidados suspensos totalmente ou parcialmente, o que acarretou sentimentos negativos. Conclusão: As restrições da presença dos pais nas unidades neonatais foram significativas. Deste modo, é importante considerar que a presença dos pais nas unidades neonatais seria mais benéfica tanto para os pais como para os recém-nascidos e estas restrições apenas geram sentimentos de incapacidade e medo, não repercutindo em redução dos riscos de contagio pela COVID-19.
id UNIPAR-1_8c65643e1978b44f825d732bc3b8da37
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10315
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVARecém-NascidoFamíliaUnidades Terapia Intensiva NeonatalCovid-19Enfermagem NeonatalIntrodução: É sabido que a presença dos pais na UTI neonatal é benéfica para a saúde do recém-nascido, porém a pandemia do COVID-19 trouxe incertezas para a população materno-infantil. Alguns serviços restringiram visitas durante a pandemia, não respeitando o direito de do recém-nascido e seus pais de permanecerem juntos por tempo irrestrito. Objetivo: Identificar, por meio da literatura cientifica como os serviços neonatais se organizaram frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19. Método: revisão integrativa, realizada de agosto de 2021 a junho de 2022, nos idiomas inglês e português, utilizando os descritores em português: recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva neonatal; COVID-19, família; pais e em inglês: newborn; Intensive Care Units, neonatal, parents, COVID-19; Family, referente a organização dos serviços frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19, sem restrição de tempo de publicação. Resultados: Foram encontrados 184 estudos, destes 13 foram excluídos por duplicidade e após as etapas de seleção e elegibilidade excluíram-se 182 estudos, totalizando uma amostra de 02 artigos. Foi observado um número pequeno de publicações sobre a temática, e dos encontrados ambos tiveram a presença dos pais restringida e até mesmo proibida durante a pandemia, e nas situações que os pais permaneceram na unidade o tempo foi restringido e os cuidados suspensos totalmente ou parcialmente, o que acarretou sentimentos negativos. Conclusão: As restrições da presença dos pais nas unidades neonatais foram significativas. Deste modo, é importante considerar que a presença dos pais nas unidades neonatais seria mais benéfica tanto para os pais como para os recém-nascidos e estas restrições apenas geram sentimentos de incapacidade e medo, não repercutindo em redução dos riscos de contagio pela COVID-19.UNIPAR2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031510.25110/arqsaude.v27i6.2023-061Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 3111-31221982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10315/4872Martins, Felipe de AndradeZani, Edrian MaruyamaZani, Adriana Valongoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:27:35Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10315Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-06-22T20:27:35Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
title A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
Martins, Felipe de Andrade
Recém-Nascido
Família
Unidades Terapia Intensiva Neonatal
Covid-19
Enfermagem Neonatal
title_short A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort A PRESENÇA DOS PAIS NAS UNIDADES NEONATAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID- 19: REVISÃO INTEGRATIVA
author Martins, Felipe de Andrade
author_facet Martins, Felipe de Andrade
Zani, Edrian Maruyama
Zani, Adriana Valongo
author_role author
author2 Zani, Edrian Maruyama
Zani, Adriana Valongo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Felipe de Andrade
Zani, Edrian Maruyama
Zani, Adriana Valongo
dc.subject.por.fl_str_mv Recém-Nascido
Família
Unidades Terapia Intensiva Neonatal
Covid-19
Enfermagem Neonatal
topic Recém-Nascido
Família
Unidades Terapia Intensiva Neonatal
Covid-19
Enfermagem Neonatal
description Introdução: É sabido que a presença dos pais na UTI neonatal é benéfica para a saúde do recém-nascido, porém a pandemia do COVID-19 trouxe incertezas para a população materno-infantil. Alguns serviços restringiram visitas durante a pandemia, não respeitando o direito de do recém-nascido e seus pais de permanecerem juntos por tempo irrestrito. Objetivo: Identificar, por meio da literatura cientifica como os serviços neonatais se organizaram frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19. Método: revisão integrativa, realizada de agosto de 2021 a junho de 2022, nos idiomas inglês e português, utilizando os descritores em português: recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva neonatal; COVID-19, família; pais e em inglês: newborn; Intensive Care Units, neonatal, parents, COVID-19; Family, referente a organização dos serviços frente o direito da presença dos pais nas unidades neonatais durante a pandemia do COVID-19, sem restrição de tempo de publicação. Resultados: Foram encontrados 184 estudos, destes 13 foram excluídos por duplicidade e após as etapas de seleção e elegibilidade excluíram-se 182 estudos, totalizando uma amostra de 02 artigos. Foi observado um número pequeno de publicações sobre a temática, e dos encontrados ambos tiveram a presença dos pais restringida e até mesmo proibida durante a pandemia, e nas situações que os pais permaneceram na unidade o tempo foi restringido e os cuidados suspensos totalmente ou parcialmente, o que acarretou sentimentos negativos. Conclusão: As restrições da presença dos pais nas unidades neonatais foram significativas. Deste modo, é importante considerar que a presença dos pais nas unidades neonatais seria mais benéfica tanto para os pais como para os recém-nascidos e estas restrições apenas geram sentimentos de incapacidade e medo, não repercutindo em redução dos riscos de contagio pela COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10315
10.25110/arqsaude.v27i6.2023-061
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10315
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10315/4872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 3111-3122
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857617489920