ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Meschial, William Campo, Biffi, Priscila, Conceição, Vander Monteiro da, Maestri, Eleine, Lima, Jeane Barros de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8918
Resumo: O objetivo do estudo foi relatar a experiência docente da aplicação de uma estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem, com estudantes de graduação. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo 35 estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados em uma disciplina cujo foco era o aprimoramento de competências e habilidades para operacionalização do processo de enfermagem, a partir de uma abordagem problematizadora, pautada no Arco de Charles Maguerez. Resultados: Os estudantes, com o apoio dos docentes, percorreram as etapas do Arco de Maguerez: observaram a realidade hospitalar para desenvolver o processo de enfermagem, desvelaram os pontos chave dessa estruturação, teorizaram com autonomia para compreender o processo de enfermagem, criaram hipóteses para intervir na realidade, para enfim aplicar, com autonomia o conhecimento (re)construído na realidade prática assistencial. Os estudantes, por meio da estratégia problematizadora, conseguiram desenvolver o processo de enfermagem de maneira exitosa, implicando em conhecimento nos seus saberes e fazeres para o seu desenvolvimento acadêmico, evidenciando a importância em buscar aprimoramento no processo ensino-aprendizagem desta temática tão relevante no âmbito da enfermagem.
id UNIPAR-1_c22a631b807c626a136cdf5753be7ab4
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8918
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTEO objetivo do estudo foi relatar a experiência docente da aplicação de uma estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem, com estudantes de graduação. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo 35 estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados em uma disciplina cujo foco era o aprimoramento de competências e habilidades para operacionalização do processo de enfermagem, a partir de uma abordagem problematizadora, pautada no Arco de Charles Maguerez. Resultados: Os estudantes, com o apoio dos docentes, percorreram as etapas do Arco de Maguerez: observaram a realidade hospitalar para desenvolver o processo de enfermagem, desvelaram os pontos chave dessa estruturação, teorizaram com autonomia para compreender o processo de enfermagem, criaram hipóteses para intervir na realidade, para enfim aplicar, com autonomia o conhecimento (re)construído na realidade prática assistencial. Os estudantes, por meio da estratégia problematizadora, conseguiram desenvolver o processo de enfermagem de maneira exitosa, implicando em conhecimento nos seus saberes e fazeres para o seu desenvolvimento acadêmico, evidenciando a importância em buscar aprimoramento no processo ensino-aprendizagem desta temática tão relevante no âmbito da enfermagem.UNIPAR2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/891810.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i3.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8918/4352Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Julia Valeria de Oliveira VargasMeschial, William CampoBiffi, PriscilaConceição, Vander Monteiro daMaestri, EleineLima, Jeane Barros de Souza2022-11-01T16:05:19Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8918Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-11-01T16:05:19Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
title ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
spellingShingle ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
title_short ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
title_full ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
title_fullStr ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
title_full_unstemmed ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
title_sort ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
author Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
author_facet Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Meschial, William Campo
Biffi, Priscila
Conceição, Vander Monteiro da
Maestri, Eleine
Lima, Jeane Barros de Souza
author_role author
author2 Meschial, William Campo
Biffi, Priscila
Conceição, Vander Monteiro da
Maestri, Eleine
Lima, Jeane Barros de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Meschial, William Campo
Biffi, Priscila
Conceição, Vander Monteiro da
Maestri, Eleine
Lima, Jeane Barros de Souza
description O objetivo do estudo foi relatar a experiência docente da aplicação de uma estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem, com estudantes de graduação. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo 35 estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados em uma disciplina cujo foco era o aprimoramento de competências e habilidades para operacionalização do processo de enfermagem, a partir de uma abordagem problematizadora, pautada no Arco de Charles Maguerez. Resultados: Os estudantes, com o apoio dos docentes, percorreram as etapas do Arco de Maguerez: observaram a realidade hospitalar para desenvolver o processo de enfermagem, desvelaram os pontos chave dessa estruturação, teorizaram com autonomia para compreender o processo de enfermagem, criaram hipóteses para intervir na realidade, para enfim aplicar, com autonomia o conhecimento (re)construído na realidade prática assistencial. Os estudantes, por meio da estratégia problematizadora, conseguiram desenvolver o processo de enfermagem de maneira exitosa, implicando em conhecimento nos seus saberes e fazeres para o seu desenvolvimento acadêmico, evidenciando a importância em buscar aprimoramento no processo ensino-aprendizagem desta temática tão relevante no âmbito da enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8918
10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8918
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8918/4352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v26i3.2022
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855796113408