Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Claudia Coelho
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Luciane Rosa da, Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197
Resumo: A Paralisia Facial Periférica, resultante da lesão do VII par de nervo craniano, ocorre igualmente em ambos os sexos e independentemente da faixa etária. A instalação desta paralisia costuma ser rápida e unilateral. Possui diagnóstico simples, porém ressalta-se a necessidade de afastar-se todas as outras possibilidades da Paralisia Facial Periférica. Com o objetivo de demonstrar os benefícios da fisioterapia em uma paciente com Paralisia Facial Periférica Idiopática realizou-se este trabalho. Trata-se de uma pesquisa de coletas de dados que contou com a participação da paciente R.M.M . A paciente foi submetida a dez sessões de fisioterapia diárias com duração de aproximadamente 45 minutos, após o terceiro dia de instalação do quadro da paralisia . O tratamento baseou-se em Corrente Diadinâmica e Russa nos três primeiros dias e após exercícios de alongamento de fáscias da musculatura facial e massoterapia. Os parâmetros utilizados para avaliar a evolução foram provas de força para músculos da expressão facial. Resultados satisfatórios com as técnicas utilizadas foram observados no sétimo dia de tratamento. No estudo de caso apresentado ficou comprovado o benefício da fisioterapia na Paralisia Facial Periférica que foi demonstrado através da rápida recuperação da paciente, o que preveniu a instalação de possíveis deformidades. Para concluir gostaríamos de chamar a atenção para a importância da intervenção precoce da fisioterapia.
id UNIPAR-1_cb2af0a0cb2184799f2c7d8608f73731
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1197
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de casoA Paralisia Facial Periférica, resultante da lesão do VII par de nervo craniano, ocorre igualmente em ambos os sexos e independentemente da faixa etária. A instalação desta paralisia costuma ser rápida e unilateral. Possui diagnóstico simples, porém ressalta-se a necessidade de afastar-se todas as outras possibilidades da Paralisia Facial Periférica. Com o objetivo de demonstrar os benefícios da fisioterapia em uma paciente com Paralisia Facial Periférica Idiopática realizou-se este trabalho. Trata-se de uma pesquisa de coletas de dados que contou com a participação da paciente R.M.M . A paciente foi submetida a dez sessões de fisioterapia diárias com duração de aproximadamente 45 minutos, após o terceiro dia de instalação do quadro da paralisia . O tratamento baseou-se em Corrente Diadinâmica e Russa nos três primeiros dias e após exercícios de alongamento de fáscias da musculatura facial e massoterapia. Os parâmetros utilizados para avaliar a evolução foram provas de força para músculos da expressão facial. Resultados satisfatórios com as técnicas utilizadas foram observados no sétimo dia de tratamento. No estudo de caso apresentado ficou comprovado o benefício da fisioterapia na Paralisia Facial Periférica que foi demonstrado através da rápida recuperação da paciente, o que preveniu a instalação de possíveis deformidades. Para concluir gostaríamos de chamar a atenção para a importância da intervenção precoce da fisioterapia.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 3 (2002)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197/1057Soares, Ana Claudia CoelhoSilva, Luciane Rosa daBertolini, Sonia Maria Marques Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:55:51Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1197Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:55:51Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
title Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
spellingShingle Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
Soares, Ana Claudia Coelho
title_short Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
title_full Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
title_fullStr Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
title_full_unstemmed Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
title_sort Atuação da fisioterapia na paralisia facial periférica: relato de caso
author Soares, Ana Claudia Coelho
author_facet Soares, Ana Claudia Coelho
Silva, Luciane Rosa da
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 Silva, Luciane Rosa da
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Claudia Coelho
Silva, Luciane Rosa da
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
description A Paralisia Facial Periférica, resultante da lesão do VII par de nervo craniano, ocorre igualmente em ambos os sexos e independentemente da faixa etária. A instalação desta paralisia costuma ser rápida e unilateral. Possui diagnóstico simples, porém ressalta-se a necessidade de afastar-se todas as outras possibilidades da Paralisia Facial Periférica. Com o objetivo de demonstrar os benefícios da fisioterapia em uma paciente com Paralisia Facial Periférica Idiopática realizou-se este trabalho. Trata-se de uma pesquisa de coletas de dados que contou com a participação da paciente R.M.M . A paciente foi submetida a dez sessões de fisioterapia diárias com duração de aproximadamente 45 minutos, após o terceiro dia de instalação do quadro da paralisia . O tratamento baseou-se em Corrente Diadinâmica e Russa nos três primeiros dias e após exercícios de alongamento de fáscias da musculatura facial e massoterapia. Os parâmetros utilizados para avaliar a evolução foram provas de força para músculos da expressão facial. Resultados satisfatórios com as técnicas utilizadas foram observados no sétimo dia de tratamento. No estudo de caso apresentado ficou comprovado o benefício da fisioterapia na Paralisia Facial Periférica que foi demonstrado através da rápida recuperação da paciente, o que preveniu a instalação de possíveis deformidades. Para concluir gostaríamos de chamar a atenção para a importância da intervenção precoce da fisioterapia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1197/1057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 3 (2002)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218852816060416