USO DO WHATSAPP® COMO FERRAMENTA DE ADESÃO AO TRATAMENTO NUTRICIONAL EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE ATENÇÃO À SAÚDE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/391 |
Resumo: | A Clínica Integrada de Atenção à Saúde (CIAS) do Centro Universitário UNA, Belo Horizonte – MG, recebe pacientes para acompanhamento nutricional, sendo a obesidade a patologia mais frequente. O atendimento é realizado por estagiários do curso de nutrição, com supervisão de um professor. A falta de adesão ao tratamento é um dos motivos de frustração da equipe. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do WhatsApp® na promoção à adesão dos usuários. Trata-se de um estudo prospectivo, quali-quantitativo, realizado por meio da análise das conversas registradas em três grupos de WhatsApp®, entre usuários e acadêmicos da CIAS, durante o primeiro semestre de 2018. As postagens foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram maiores números de postagens com foco motivacional. Os retornos apresentaram baixa frequência em dois grupos, e um único grupo apresentou agendamento de retorno em 80% dos usuários. De modo geral, não houve variação de peso significativa. As pessoas que conseguiram resultados satisfatórios também foram as que utilizaram o aplicativo com mais intensidade. O uso de redes sociais como suporte à adesão em acompanhamentos nutricionais pode favorecer a formação de vínculo entre profissional e paciente, mas sua eficácia ainda necessita de mais estudos. |
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USO DO WHATSAPP® COMO FERRAMENTA DE ADESÃO AO TRATAMENTO NUTRICIONAL EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE ATENÇÃO À SAÚDETratamento nutricional. Adesão ao tratamento. Mediação tecnológica.A Clínica Integrada de Atenção à Saúde (CIAS) do Centro Universitário UNA, Belo Horizonte – MG, recebe pacientes para acompanhamento nutricional, sendo a obesidade a patologia mais frequente. O atendimento é realizado por estagiários do curso de nutrição, com supervisão de um professor. A falta de adesão ao tratamento é um dos motivos de frustração da equipe. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do WhatsApp® na promoção à adesão dos usuários. Trata-se de um estudo prospectivo, quali-quantitativo, realizado por meio da análise das conversas registradas em três grupos de WhatsApp®, entre usuários e acadêmicos da CIAS, durante o primeiro semestre de 2018. As postagens foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram maiores números de postagens com foco motivacional. Os retornos apresentaram baixa frequência em dois grupos, e um único grupo apresentou agendamento de retorno em 80% dos usuários. De modo geral, não houve variação de peso significativa. As pessoas que conseguiram resultados satisfatórios também foram as que utilizaram o aplicativo com mais intensidade. O uso de redes sociais como suporte à adesão em acompanhamentos nutricionais pode favorecer a formação de vínculo entre profissional e paciente, mas sua eficácia ainda necessita de mais estudos.Editora ICEPAmancio Amorim, Maria MartaGomes, Maria CristinaFerreira Gomes Carneiro Brom, IzabellaMoreira Fagundes, JessycaSantiago, Maria Cristina2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/391Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/391/211info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:02Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/391Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:02Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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