Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099 |
Resumo: | O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc. |
id |
UNIP_9e9780191e5c2d0c253237bfa93be831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2099 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, José Luis Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/9651236261190537Oliveira, Keli Adriana Pereira deSilva, Cínthia Simões da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5434058358614538http://lattes.cnpq.br/3004170029125453Braz, Vinícius Machado2018-01-18T10:39:41Z2018-01-18T10:39:41Z2017-12-01BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc.Endomarketing can be perceived as a tool that allies communication, human management resources and management honesty to motivate and make faithful company’s collaborators. Besides that, Endomarketing is directly linked, influencing and being influenced by Organizational Culture. With this, this research had as a general objective to verify, on the Open Book Management, on Sesc administration, which actions could be identified as Endomarketing. This way, it analyzed opinions and perceptions of employees of the Sesc unity in Santana do Livramento. For that, a descriptive study was developed, with a qualitative approach. The qualitative approach was elaborated using interviews, applied to the workers and the manager of Sesc. About the results obtained, it can be thought that on Sesc Santana do Livramento there is a high level of engagement by the employees, which the most prominent differentials of Endomarketing are the organizational culture, on its manager figure, the communication process between the sectors, although sometimes there is wrongfulness of information, and the capacity to personal and professional growth, allied to the Sesc continued formations adopted by Sesc.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoEndomarketingCultura organizacionalAdministrationOrganizational cultureEndomarketing: caso SESC Sant'Ana do LivramentoEndomarketing: case SESC Sant'Ana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALVinícius Machado Braz.pdfVinícius Machado Braz.pdfapplication/pdf483607https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/1/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdffa611c3951ad057e19a85ceddbc4a75eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTVinícius Machado Braz.pdf.txtVinícius Machado Braz.pdf.txtExtracted texttext/plain74855https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/3/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf.txt9e8b4d2fdcef52b2fab864e590dd71cbMD53riu/20992018-01-19 03:01:27.774oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-01-19T05:01:27Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing: case SESC Sant'Ana do Livramento |
title |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
spellingShingle |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento Braz, Vinícius Machado CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Endomarketing Cultura organizacional Administration Organizational culture |
title_short |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
title_full |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
title_fullStr |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
title_full_unstemmed |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
title_sort |
Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento |
author |
Braz, Vinícius Machado |
author_facet |
Braz, Vinícius Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, José Luis Gonçalves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9651236261190537 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Keli Adriana Pereira de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Cínthia Simões da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5434058358614538 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3004170029125453 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Vinícius Machado |
contributor_str_mv |
Ramos, José Luis Gonçalves Oliveira, Keli Adriana Pereira de Silva, Cínthia Simões da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Endomarketing Cultura organizacional Administration Organizational culture |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Endomarketing Cultura organizacional Administration Organizational culture |
description |
O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-18T10:39:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-18T10:39:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099 |
identifier_str_mv |
BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/1/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/3/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa611c3951ad057e19a85ceddbc4a75e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 9e8b4d2fdcef52b2fab864e590dd71cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849064323547136 |