Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Vinícius Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099
Resumo: O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc.
id UNIP_9e9780191e5c2d0c253237bfa93be831
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2099
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Ramos, José Luis Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/9651236261190537Oliveira, Keli Adriana Pereira deSilva, Cínthia Simões da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5434058358614538http://lattes.cnpq.br/3004170029125453Braz, Vinícius Machado2018-01-18T10:39:41Z2018-01-18T10:39:41Z2017-12-01BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc.Endomarketing can be perceived as a tool that allies communication, human management resources and management honesty to motivate and make faithful company’s collaborators. Besides that, Endomarketing is directly linked, influencing and being influenced by Organizational Culture. With this, this research had as a general objective to verify, on the Open Book Management, on Sesc administration, which actions could be identified as Endomarketing. This way, it analyzed opinions and perceptions of employees of the Sesc unity in Santana do Livramento. For that, a descriptive study was developed, with a qualitative approach. The qualitative approach was elaborated using interviews, applied to the workers and the manager of Sesc. About the results obtained, it can be thought that on Sesc Santana do Livramento there is a high level of engagement by the employees, which the most prominent differentials of Endomarketing are the organizational culture, on its manager figure, the communication process between the sectors, although sometimes there is wrongfulness of information, and the capacity to personal and professional growth, allied to the Sesc continued formations adopted by Sesc.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoEndomarketingCultura organizacionalAdministrationOrganizational cultureEndomarketing: caso SESC Sant'Ana do LivramentoEndomarketing: case SESC Sant'Ana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALVinícius Machado Braz.pdfVinícius Machado Braz.pdfapplication/pdf483607https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/1/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdffa611c3951ad057e19a85ceddbc4a75eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTVinícius Machado Braz.pdf.txtVinícius Machado Braz.pdf.txtExtracted texttext/plain74855https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/3/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf.txt9e8b4d2fdcef52b2fab864e590dd71cbMD53riu/20992018-01-19 03:01:27.774oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-01-19T05:01:27Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing: case SESC Sant'Ana do Livramento
title Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
spellingShingle Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
Braz, Vinícius Machado
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Endomarketing
Cultura organizacional
Administration
Organizational culture
title_short Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
title_full Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
title_fullStr Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
title_full_unstemmed Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
title_sort Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento
author Braz, Vinícius Machado
author_facet Braz, Vinícius Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, José Luis Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9651236261190537
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Keli Adriana Pereira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Cínthia Simões da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5434058358614538
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3004170029125453
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Vinícius Machado
contributor_str_mv Ramos, José Luis Gonçalves
Oliveira, Keli Adriana Pereira de
Silva, Cínthia Simões da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Endomarketing
Cultura organizacional
Administration
Organizational culture
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Endomarketing
Cultura organizacional
Administration
Organizational culture
description O Endomarketing pode ser percebido como uma ferramenta que alia comunicação, recursos de gestão com pessoas e transparência na gestão para motivar e fidelizar os colaboradores da organização. Além disso, o Endomarketing está diretamente ligado, influenciando e sendo influenciado pela Cultura Organizacional. Com isto, esta pesquisa teve por objetivo geral verificar, na Metodologia de Gestão Aberta, na Administração do SESC, quais ações implementadas que podem ser identificadas como de Endomarketing. Deste modo, buscou-se analisar as opiniões e percepções de funcionários da unidade do Sesc em Santana do Livramento. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A abordagem qualitativa foi elaborada usando entrevistas tanto para com os funcionários do Sesc quanto com o seu gerente. Acerca dos resultados obtidos, pôde-se aferir que no Sesc Santana do Livramento há um alto nível de engajamento dos funcionários, os quais destacam como grandes diferenciais do Endomarketing a cultura organizacional, no papel de seu gerente, a facilidade de comunicação entre os diversos setores, ainda que por vezes hajam dissonâncias de informação, e a capacidade de crescimento profissional e pessoal, aliado às políticas de formação continuada adotadas pelo Sesc.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-18T10:39:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-18T10:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099
identifier_str_mv BRAZ, Vinícius Machado. Endomarketing: caso SESC Sant'Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/1/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2099/3/Vin%c3%adcius%20Machado%20Braz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa611c3951ad057e19a85ceddbc4a75e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9e8b4d2fdcef52b2fab864e590dd71cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849064323547136