DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sérgio Luiz de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/5888
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é explicitar aspectos teórico-metodológicos orientadores nossos estudos acerca de relações de poder, relações étnico-raciais e pluralidade sociocultural no Brasil. Nesta direção, trazemos dados e concepções presentes em nossas pesquisas sobre atuações de populações negras na região Sudeste e na Amazônia Sul Ocidental, no Brasil, na região Norte deste país, no estado de Rondônia. Apontamos a relevância de se considerar os processos de invisibilidade social constituintes das dinâmicas sociais com as quais dialogam as populações não hegemônicas, a exemplo das populações negras e indígenas nestes diferentes espaços sociais nacionais. Assim, com base nestas concepções básicas das relações de poder e da dinâmica social, trazemos nossa discussão fundada em epistemologias ricas, no sentido de autonomia teórica e conceitual, para além dos limites do pensamento e composições teórico-metodológicas etnocêntricas e colonizadas. Pretendemos, portanto, expor as conexões que fazemos entre as atuações dos sujeitos sociais, com base em dados sobre suas histórias de vida e relativos às dimensões políticas, culturais e econômicas que compõem o quadro social em que estes dizem respeito à perspectiva epistemológica que colocamos em discussão. Perspectiva esta, pautada em nossas concepções da dinâmica social enquanto processo multilinear e dialógico fundado no fluxo constante entre as dimensões políticas, culturais e econômicas em que os grupos e classes sociais estão inseridos e compõem suas sociabilidades, suas histórias, suas vivências. 
id UNIR-2_7132ebf4bbcc2a5c05d3e701c85ed0a1
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5888
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTALNegros. Indígenas. Alteridade. Relações de poder.Nosso objetivo neste artigo é explicitar aspectos teórico-metodológicos orientadores nossos estudos acerca de relações de poder, relações étnico-raciais e pluralidade sociocultural no Brasil. Nesta direção, trazemos dados e concepções presentes em nossas pesquisas sobre atuações de populações negras na região Sudeste e na Amazônia Sul Ocidental, no Brasil, na região Norte deste país, no estado de Rondônia. Apontamos a relevância de se considerar os processos de invisibilidade social constituintes das dinâmicas sociais com as quais dialogam as populações não hegemônicas, a exemplo das populações negras e indígenas nestes diferentes espaços sociais nacionais. Assim, com base nestas concepções básicas das relações de poder e da dinâmica social, trazemos nossa discussão fundada em epistemologias ricas, no sentido de autonomia teórica e conceitual, para além dos limites do pensamento e composições teórico-metodológicas etnocêntricas e colonizadas. Pretendemos, portanto, expor as conexões que fazemos entre as atuações dos sujeitos sociais, com base em dados sobre suas histórias de vida e relativos às dimensões políticas, culturais e econômicas que compõem o quadro social em que estes dizem respeito à perspectiva epistemológica que colocamos em discussão. Perspectiva esta, pautada em nossas concepções da dinâmica social enquanto processo multilinear e dialógico fundado no fluxo constante entre as dimensões políticas, culturais e econômicas em que os grupos e classes sociais estão inseridos e compõem suas sociabilidades, suas histórias, suas vivências. PROPESQ2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/588810.47209/1519-6674.v33.n.2.p.196-210Revista Labirinto (UNIR); v. 33 (2020): JUL-DEZ; 196-2101519-667410.47209/1519-6674.v33.n.2reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/5888/3847Copyright (c) 2021 Revista Labirinto (UNIR)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sérgio Luiz de2021-07-16T04:43:49Zoai:periodicos.unir.br:article/5888Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-07-16T04:43:49Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
title DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
spellingShingle DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
Souza, Sérgio Luiz de
Negros. Indígenas. Alteridade. Relações de poder.
title_short DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
title_full DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
title_fullStr DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
title_full_unstemmed DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
title_sort DINÂMICAS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO NORDESTE PAULISTA E NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL
author Souza, Sérgio Luiz de
author_facet Souza, Sérgio Luiz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sérgio Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Negros. Indígenas. Alteridade. Relações de poder.
topic Negros. Indígenas. Alteridade. Relações de poder.
description Nosso objetivo neste artigo é explicitar aspectos teórico-metodológicos orientadores nossos estudos acerca de relações de poder, relações étnico-raciais e pluralidade sociocultural no Brasil. Nesta direção, trazemos dados e concepções presentes em nossas pesquisas sobre atuações de populações negras na região Sudeste e na Amazônia Sul Ocidental, no Brasil, na região Norte deste país, no estado de Rondônia. Apontamos a relevância de se considerar os processos de invisibilidade social constituintes das dinâmicas sociais com as quais dialogam as populações não hegemônicas, a exemplo das populações negras e indígenas nestes diferentes espaços sociais nacionais. Assim, com base nestas concepções básicas das relações de poder e da dinâmica social, trazemos nossa discussão fundada em epistemologias ricas, no sentido de autonomia teórica e conceitual, para além dos limites do pensamento e composições teórico-metodológicas etnocêntricas e colonizadas. Pretendemos, portanto, expor as conexões que fazemos entre as atuações dos sujeitos sociais, com base em dados sobre suas histórias de vida e relativos às dimensões políticas, culturais e econômicas que compõem o quadro social em que estes dizem respeito à perspectiva epistemológica que colocamos em discussão. Perspectiva esta, pautada em nossas concepções da dinâmica social enquanto processo multilinear e dialógico fundado no fluxo constante entre as dimensões políticas, culturais e econômicas em que os grupos e classes sociais estão inseridos e compõem suas sociabilidades, suas histórias, suas vivências. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/5888
10.47209/1519-6674.v33.n.2.p.196-210
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/5888
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v33.n.2.p.196-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/5888/3847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Labirinto (UNIR)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Labirinto (UNIR)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 33 (2020): JUL-DEZ; 196-210
1519-6674
10.47209/1519-6674.v33.n.2
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451776303104