A formação do terapeuta ocupacional na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, David dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dounis, Alessandra Bonorandi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1627
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de terapeutas ocupacionais de uma Universidade pública da região Nordeste do Brasil, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que permitiu entrevistar de forma reflexiva 14 terapeutas ocupacionais. A análise de dados empregada foi a de conteúdo, especificamente, a temática. Os resultados indicaram que os(as) terapeutas ocupacionais são favoráveis à educação inclusiva, porém suas formações profissionais estavam direcionadas para uma dimensão clínica-terapêutica. Mediante essa situação, foram sugeridas mudanças: incentivar a interface entre as áreas da saúde e educação; analisar/reformular a matriz curricular do curso; associar o conteúdo da Terapia Ocupacional no campo da educação inclusiva com os eixos do ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é necessário que a Universidade pesquisada programe e execute ações que contribuam para formação profissional do(a) terapeuta ocupacional na perspectiva da educação inclusiva.
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