Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524 |
Resumo: | O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais. |
id |
UNIR-3_d3d878857fc1a09b20e798acd80df8b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3524 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de GeografiaExplotación de las potencialidades de las tecnologías muebles en la enseñanza de GeografíaExploring the potentialities of mobile technologies No teaching of GeographyDigital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application.Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles.Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel.370O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais.The present text presents results of a specialization research that was developed in a Federal University of Santa Catarina that focused on the teaching of Geography and the use of mobile technologies. This study aimed to develop a collaborative mobile application as a strategy for the teaching of Geography in High School to solve the question: what are the contributions of the collaborative development of a mobile application for smartphones as an educational resource in the construction of geographic knowledge for the high school? The method was the one of the case study, with the participation of students of the High School of Basic Education of a school in the south of Brazil. Results indicate that pedagogical practice has helped students in the construction of geographical knowledge. The application Beyond the atmosphere, developed from the Application Factory, has demonstrated a potential resource for teaching and learning articulated to the subjects that enter the school space dominating different types of digital technologies. It allows rethinking and re-signification of teacher education in times and spaces declared digital.El presente texto presenta resultados de una investigación de especialización que fue desarrollada na Universidad Federal de Santa Catarina que tuvo como foco la enseñanza de Geografía y el uso de las tecnologías móviles. Este estudio tuvo como objetivo general desarrollar una aplicación móvil de forma colaborativa como estrategia para la enseñanza de Geografía en la Enseñanza Media para resolver la cuestión: cuáles son las contribuciones del desarrollo colaborativo de una aplicación móvil para smartphones como recurso educativo en la construcción de los conocimientos geográficos para la construcción de los conocimientos geográficos ¿Enseñanza media? El método fue el del estudio de caso, con la participación de estudiantes de la Enseñanza Media de la Educación Básica de una escuela del sur de Brasil. Los resultados indican que la práctica pedagógica ayudó a los estudiantes en la construcción de conocimientos geográficos. La aplicación Además de la atmósfera, desarrollado a partir de la Fábrica de Aplicación, se demostró recurso potencial para enseñanza y aprendizaje articulados a los sujetos que adentran en el espacio escolar dominando diferentes tipos de tecnologías digitales. Permite repensar y resignificar la formación de profesores en tiempos y espacios declarados digitales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/352410.26568/2359-2087.2019.3524EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 27-412359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524/2826Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Luiz MartinsDo Canto, Josi ZanetteMartins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski2019-09-15T18:28:16Zoai:periodicos.unir.br:article/3524Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:16Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia Explotación de las potencialidades de las tecnologías muebles en la enseñanza de Geografía Exploring the potentialities of mobile technologies No teaching of Geography |
title |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
spellingShingle |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia Junior, Luiz Martins Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application. Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles. Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel. 370 |
title_short |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
title_full |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
title_fullStr |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
title_sort |
Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia |
author |
Junior, Luiz Martins |
author_facet |
Junior, Luiz Martins Do Canto, Josi Zanette Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
author_role |
author |
author2 |
Do Canto, Josi Zanette Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Luiz Martins Do Canto, Josi Zanette Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application. Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles. Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel. 370 |
topic |
Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application. Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles. Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel. 370 |
description |
O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524 10.26568/2359-2087.2019.3524 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524/2826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 27-41 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i15 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542612824064 |