Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Luiz Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Do Canto, Josi Zanette, Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524
Resumo: O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais.
id UNIR-3_d3d878857fc1a09b20e798acd80df8b0
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3524
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de GeografiaExplotación de las potencialidades de las tecnologías muebles en la enseñanza de GeografíaExploring the potentialities of mobile technologies No teaching of GeographyDigital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application.Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles.Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel.370O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais.The present text presents results of a specialization research that was developed in a Federal University of Santa Catarina that focused on the teaching of Geography and the use of mobile technologies. This study aimed to develop a collaborative mobile application as a strategy for the teaching of Geography in High School to solve the question: what are the contributions of the collaborative development of a mobile application for smartphones as an educational resource in the construction of geographic knowledge for the high school? The method was the one of the case study, with the participation of students of the High School of Basic Education of a school in the south of Brazil. Results indicate that pedagogical practice has helped students in the construction of geographical knowledge. The application Beyond the atmosphere, developed from the Application Factory, has demonstrated a potential resource for teaching and learning articulated to the subjects that enter the school space dominating different types of digital technologies. It allows rethinking and re-signification of teacher education in times and spaces declared digital.El presente texto presenta resultados de una investigación de especialización que fue desarrollada na Universidad Federal de Santa Catarina que tuvo como foco la enseñanza de Geografía y el uso de las tecnologías móviles. Este estudio tuvo como objetivo general desarrollar una aplicación móvil de forma colaborativa como estrategia para la enseñanza de Geografía en la Enseñanza Media para resolver la cuestión: cuáles son las contribuciones del desarrollo colaborativo de una aplicación móvil para smartphones como recurso educativo en la construcción de los conocimientos geográficos para la construcción de los conocimientos geográficos ¿Enseñanza media? El método fue el del estudio de caso, con la participación de estudiantes de la Enseñanza Media de la Educación Básica de una escuela del sur de Brasil. Los resultados indican que la práctica pedagógica ayudó a los estudiantes en la construcción de conocimientos geográficos. La aplicación Además de la atmósfera, desarrollado a partir de la Fábrica de Aplicación, se demostró recurso potencial para enseñanza y aprendizaje articulados a los sujetos que adentran en el espacio escolar dominando diferentes tipos de tecnologías digitales. Permite repensar y resignificar la formación de profesores en tiempos y espacios declarados digitales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/352410.26568/2359-2087.2019.3524EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 27-412359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524/2826Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Luiz MartinsDo Canto, Josi ZanetteMartins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski2019-09-15T18:28:16Zoai:periodicos.unir.br:article/3524Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:16Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
Explotación de las potencialidades de las tecnologías muebles en la enseñanza de Geografía
Exploring the potentialities of mobile technologies No teaching of Geography
title Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
spellingShingle Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
Junior, Luiz Martins
Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application.
Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles.
Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel.
370
title_short Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
title_full Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
title_fullStr Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
title_sort Explorando as potencialidades das tecnologias móveis no ensino de Geografia
author Junior, Luiz Martins
author_facet Junior, Luiz Martins
Do Canto, Josi Zanette
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
author_role author
author2 Do Canto, Josi Zanette
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Luiz Martins
Do Canto, Josi Zanette
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application.
Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles.
Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel.
370
topic Digital Technologies. Teaching Geography. Mobile Application.
Tecnologías Digitales. Enseñanza de Geografía. Aplicaciones móviles.
Tecnologias Digitais. Ensino de Geografia. Aplicativo Móvel.
370
description O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa de especialização que foi desenvolvida numa Universidade Federal e pública do Estado de Santa Catarina que teve como foco o ensino de Geografia e o uso das tecnologias móveis. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo móvel de forma colaborativa como estratégia para o ensino de Geografia no Ensino Médio para resolver a questão: quais são as contribuições do desenvolvimento colaborativo de um aplicativo móvel para smartphones como recurso educacional na construção dos conhecimentos geográficos para o Ensino Médio? O método foi o do estudo de caso, com a participação de estudantes do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola do sul do Brasil. Resultados indicam que a prática pedagógica auxiliou os estudantes na construção de conhecimentos geográficos. O aplicativo Além da atmosfera, desenvolvido a partir da Fábrica de Aplicativo demonstrou-se recurso potencial para ensino e aprendizagem articulados aos sujeitos que adentram no espaço escolar dominando diferentes tipos de tecnologias digitais. Permite repensar e ressignificar a formação de professores em tempos e espaços declarados digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524
10.26568/2359-2087.2019.3524
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3524/2826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 27-41
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i15
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542612824064