Alfabetização e tecnologias da informação e comunicação para currículo democrático e inclusivo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1098 |
Resumo: | A alfabetização, hoje, é compreendida para além da fase de escolarização na qual os sujeitos se apropriam dos conhecimentos da leitura e da escrita e tornam-se competentes para utilizá-los no cotidiano, lendo o mundo ao redor. No entanto, ainda é tema frequente nos debates acadêmicos da área de educação, pois se percebe o fracasso escolar dos estudantes tidos como alfabetizados no que tange a capacidade de utilizar os conhecimentos aprendidos nesta etapa escolar. Neste cenário, destaca-se a questão se a metodologia e os recursos utilizados pela maioria dos professores de alfabetização não estão atendendo a necessidade de desenvolver leitores e escritores críticos e participativos, frente ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que organizaram grande parte das atividades de nossa sociedade. As práticas educativas repetitivas, mecânicas, de aplicação social restrita e sem significados para os estudantes têm gerado um aprendizado de habilidades automatizadas e descontextualizadas das atuais demandas sociais. Este aprendizado não possibilita o desenvolvimento de pessoas críticas, capazes de lutar contra os discursos ideológicos das classes dominantes. As TIC surgem como meios para dinamizar a prática alfabetizadora, trazendo essa realidade para o contexto escolar. Desta forma, o presente trabalho busca refletir sobre como as TIC podem contribuir para uma prática docente alfabetizadora democrática, para transformar a alfabetização em um momento de aprendizagem de habilidades e competências necessárias para o educando ser considerado um sujeito letrado e agente em seu meio sociocultural. |
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Alfabetização e tecnologias da informação e comunicação para currículo democrático e inclusivoAlfabetização. Tecnologias de informação e comunicação. Inclusão. CurrículoA alfabetização, hoje, é compreendida para além da fase de escolarização na qual os sujeitos se apropriam dos conhecimentos da leitura e da escrita e tornam-se competentes para utilizá-los no cotidiano, lendo o mundo ao redor. No entanto, ainda é tema frequente nos debates acadêmicos da área de educação, pois se percebe o fracasso escolar dos estudantes tidos como alfabetizados no que tange a capacidade de utilizar os conhecimentos aprendidos nesta etapa escolar. Neste cenário, destaca-se a questão se a metodologia e os recursos utilizados pela maioria dos professores de alfabetização não estão atendendo a necessidade de desenvolver leitores e escritores críticos e participativos, frente ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que organizaram grande parte das atividades de nossa sociedade. As práticas educativas repetitivas, mecânicas, de aplicação social restrita e sem significados para os estudantes têm gerado um aprendizado de habilidades automatizadas e descontextualizadas das atuais demandas sociais. Este aprendizado não possibilita o desenvolvimento de pessoas críticas, capazes de lutar contra os discursos ideológicos das classes dominantes. As TIC surgem como meios para dinamizar a prática alfabetizadora, trazendo essa realidade para o contexto escolar. Desta forma, o presente trabalho busca refletir sobre como as TIC podem contribuir para uma prática docente alfabetizadora democrática, para transformar a alfabetização em um momento de aprendizagem de habilidades e competências necessárias para o educando ser considerado um sujeito letrado e agente em seu meio sociocultural.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/109810.26568/2359-2087.2014.1098EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 83-982359-20872359-208710.26568/educa.v1i1reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1098/1214Pereira, Cláudia Justus TôrresAmaral, Nair F. Gurgel doBueno, José Lucas Pedreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:37:57Zoai:periodicos.unir.br:article/1098Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T20:37:57Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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