Salve o rei do movimento: a performance ritual do caboclo na umbanda de Barra do Piraí - RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11592 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/17 |
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Salve o rei do movimento: a performance ritual do caboclo na umbanda de Barra do Piraí - RJ80305008 TEATROLinguística, Letras e ArtesCabocloUmbandaAfro-BrazilianPerformanceTheatreBrazilian CultureCabocloUmbandaAfro-brasileiroPerformanceTeatroCultura BrasileiraDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/17n/aThis dissertation aims to analyse the entity Caboclo: How the spirit shows itself, it's worship, and how it is understood within the Umbanda. At the same time, assuming that the Caboclo is the fundament of this religions practise, to understand Caboclo is to better understand the whole Umbanda, how this religious phenomenon is conceived as our only and strictly national religion. In that way, the analysis is based on the research of the Caboclo in the specialized literature - through theoretical research - as well as investigation within the practices realized at the Umbanda yard/homage - through local research. That procedure gave this work the possibility of a confrontation of different poles, here represented by the theory and the practice. Through this confrontation comes a perception that beyond the different theoretical points of view of definition and origin, as the Umbanda itself, there was a gap between speeches, both on the academic side as well as on the religious theories and the daily practice at Umbanda homages. From this gap is born the fundamental hypothesis of the work: Trying to close the gap without solving theoretical and practical questions, we assume that the Umbanda is fundamentally an African religion, that has got its syncretism not as the base of the constitution of a Brazilian religion, but as the fundamental feature of the center-south African traditions from the linguistic-root Banto. 10 This assumption came from resembling the Caboclo entity in Umbanda religion to the Ancestors Owners of the Land from the Sorrow Cults traditionally made in that African territory. In order to assure that hypothesis, the observation and the live experience of the Caboclo performance at the Umbanda rituals was crucial. That made os search the methodological view of the Performance Studies as a reference to understand the Caboclo as a theatrical role, that has a collective written text, a representation place, an audience and an "actor" to give action to all those mechanisms. The research was made at three different Umbanda homages in Barra do Piraí, Rio de Janeiro.n/aEste trabalho propõe uma análise da entidade Caboclo: como ela se apresenta, é cultuada e entendida dentro da Umbanda. Ao mesmo tempo, acreditando-se ser o Caboclo o fundamento desta prática religiosa, compreendê-lo é compreender melhor o todo da Umbanda, fenômeno considerado nossa única religião estritamente nacional. Para tal, a análise se pauta tanto na averiguação do Caboclo na literatura especializada – através de pesquisa teórica – como na investigação deste dentro das práticas realizadas nos terreiros de Umbanda – através da pesquisa de campo. Tal procedimento trouxe para o trabalho a possibilidade de confronto de diferentes pólos, aqui representados pela teoria e a prática. Deste confronto deu-se a percepção de que, além das diferentes visões teóricas sobre a definição e origens do Caboclo, bem como da Umbanda, havia um hiato entre os discursos, tanto acadêmico quando dos teóricos da religião, e a prática cotidiana nos terreiros. Deste hiato nasceu a hipótese fundamental desta pesquisa: numa tentativa de aproximar, sem resolver a questão, teoria e prática, acreditamos que a Umbanda é fundamentalmente uma religião africana, que tem sua sincretização não como base de formação de uma religião brasileira, mas sim como característica fundamental das tradições Centro-Sul Africanas, do tronco lingüístico Banto. Tal percepção se deu pela aproximação da entidade Caboclo da Umbanda dos Ancestrais Dono da Terra dos Cultos de Aflição praticados tradicionalmente nessa África. 8 Para confirmação de tal hipótese, a observação/vivência da performance do Caboclo nos rituais umbandistas mostrou-se fundamental. O que nos levou a buscar a lente metodológica dos Estudos da Performance como base para entender o Caboclo como um personagem que possui um texto de escrita coletiva, um espaço de representação, um espectador, e um “ator” para dar ação a todos esses mecanismos. A pesquisa foi realizada em três terreiros umbandistas da cidade de Barra do Piraí, interior do Rio de JaneiroCoelho, José LuizBrito, Iremar Maciel deFerretti, Mundicarmo Maria RochaMoreira, Carina Maria Guimarães2018-05-04T19:08:43Z2019-01-012018-05-04T19:08:43Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMOREIRA, Carina Maria Guimarães. Salve o rei do movimento: a performance ritual do caboclo na umbanda de Barra do Piraí - RJ. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25051>. Acesso em: 4 mai. 2018.http://hdl.handle.net/unirio/11592info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-05-04T19:08:43Zoai:localhost:unirio/11592Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:34.901099Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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