A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747 |
Resumo: | A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens. |
id |
UNISC-1_2bb88cabd2bc8483e8b7ea318dfbbe98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/7747 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motorTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeTranstornos das Habilidades MotorasCriança.A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/774710.17058/cinergis.v17i2.7747Cinergis; v. 17 n. 2 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747/5864Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmérico, Camila Della PasseKappel, Natálie dos Reis RodriguesBerleze, Adriana2017-03-13T16:50:15Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7747Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-03-13T16:50:15Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
title |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
spellingShingle |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor Américo, Camila Della Passe Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Transtornos das Habilidades Motoras Criança. |
title_short |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
title_full |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
title_fullStr |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
title_full_unstemmed |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
title_sort |
A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor |
author |
Américo, Camila Della Passe |
author_facet |
Américo, Camila Della Passe Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues Berleze, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues Berleze, Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Américo, Camila Della Passe Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues Berleze, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Transtornos das Habilidades Motoras Criança. |
topic |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Transtornos das Habilidades Motoras Criança. |
description |
A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747 10.17058/cinergis.v17i2.7747 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v17i2.7747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747/5864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 17 n. 2 (2016) 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283473339318272 |