A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Américo, Camila Della Passe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues, Berleze, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747
Resumo: A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.
id UNISC-1_2bb88cabd2bc8483e8b7ea318dfbbe98
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/7747
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motorTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeTranstornos das Habilidades MotorasCriança.A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/774710.17058/cinergis.v17i2.7747Cinergis; v. 17 n. 2 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747/5864Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmérico, Camila Della PasseKappel, Natálie dos Reis RodriguesBerleze, Adriana2017-03-13T16:50:15Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7747Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-03-13T16:50:15Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
title A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
spellingShingle A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
Américo, Camila Della Passe
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtornos das Habilidades Motoras
Criança.
title_short A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
title_full A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
title_fullStr A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
title_full_unstemmed A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
title_sort A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
author Américo, Camila Della Passe
author_facet Américo, Camila Della Passe
Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues
Berleze, Adriana
author_role author
author2 Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues
Berleze, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Américo, Camila Della Passe
Kappel, Natálie dos Reis Rodrigues
Berleze, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtornos das Habilidades Motoras
Criança.
topic Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtornos das Habilidades Motoras
Criança.
description A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747
10.17058/cinergis.v17i2.7747
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v17i2.7747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747/5864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 17 n. 2 (2016)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473339318272