Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076 |
Resumo: | O desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva. |
id |
UNISC-1_7cb277e15b140955965292074e733af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/8076 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiênciaEducação InclusivaDeficiência VisualEducação SuperiorO desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/807610.17058/cinergis.v18i1.8076Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 1-72177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076/5364Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandrino, Eduardo GauzeSouza, DaianeBianchi, Adriane BehringMacuch, RegianeBertolini, Sonia Maria Marques Gomes2017-04-15T11:58:21Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8076Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-04-15T11:58:21Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
title |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
spellingShingle |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência Alexandrino, Eduardo Gauze Educação Inclusiva Deficiência Visual Educação Superior |
title_short |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
title_full |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
title_fullStr |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
title_sort |
Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência |
author |
Alexandrino, Eduardo Gauze |
author_facet |
Alexandrino, Eduardo Gauze Souza, Daiane Bianchi, Adriane Behring Macuch, Regiane Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Daiane Bianchi, Adriane Behring Macuch, Regiane Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandrino, Eduardo Gauze Souza, Daiane Bianchi, Adriane Behring Macuch, Regiane Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Deficiência Visual Educação Superior |
topic |
Educação Inclusiva Deficiência Visual Educação Superior |
description |
O desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076 10.17058/cinergis.v18i1.8076 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v18i1.8076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076/5364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cinergis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 1-7 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283473622433792 |