Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandrino, Eduardo Gauze
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Daiane, Bianchi, Adriane Behring, Macuch, Regiane, Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076
Resumo: O desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva.
id UNISC-1_7cb277e15b140955965292074e733af4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8076
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiênciaEducação InclusivaDeficiência VisualEducação SuperiorO desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/807610.17058/cinergis.v18i1.8076Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 1-72177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076/5364Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandrino, Eduardo GauzeSouza, DaianeBianchi, Adriane BehringMacuch, RegianeBertolini, Sonia Maria Marques Gomes2017-04-15T11:58:21Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8076Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-04-15T11:58:21Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
title Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
spellingShingle Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
Alexandrino, Eduardo Gauze
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Educação Superior
title_short Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
title_full Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
title_fullStr Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
title_full_unstemmed Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
title_sort Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência
author Alexandrino, Eduardo Gauze
author_facet Alexandrino, Eduardo Gauze
Souza, Daiane
Bianchi, Adriane Behring
Macuch, Regiane
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 Souza, Daiane
Bianchi, Adriane Behring
Macuch, Regiane
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandrino, Eduardo Gauze
Souza, Daiane
Bianchi, Adriane Behring
Macuch, Regiane
Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Educação Superior
topic Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Educação Superior
description O desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva no Brasil é repleto de desafios e contradições entre a legislação, recursos e execução. Objetivo: investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. Método: trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório de caráter qualitativo. Como procedimento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada composta de nove questões relacionadas às experiências na infância, no ensino fundamental e no ensino superior, com ênfase nas amizades e dificuldades encontradas neste último período. Resultados: são muitas as dificuldades que um aluno portador de deficiência visual pode encontrar, durante o crescimento e na trajetória acadêmica. Dentre as citadas pela amostra, destacam-se a falta de materiais de estudo e avaliação adequada (braile), falta de acessibilidade no prédio da instituição, falta de comunicação entre os docentes e funcionários da universidade para resolução dos problemas, bem como a falta de compreensão e medidas da gestão para melhorar o atendimento educacional da aluna. Observou-se, no relato da ex-estudante que o diagnóstico dos recursos disponíveis e capacitação docente configuram-se como alicerce para garantir acesso, permanência e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual em instituições do ensino superior. Considerações finais: sugere-se, que as instituições de educação ampliem as discussões sobre o currículo e produção do conhecimento, bem como, criem setores responsáveis para avaliar a acessibilidade do espaço físico, conselhos de acompanhamento do aluno matriculado, da mesma forma que ofereçam cursos de capacitação contínua para os docentes e equipe técnica sobre didática e interpretação da legislação vigente sobre Educação Inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076
10.17058/cinergis.v18i1.8076
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v18i1.8076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076/5364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 1-7
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473622433792