RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maira Meira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2343
Resumo: O presente artigo versa sobre um estudo acerca da responsabilidade social de universidade comunitária do Rio Grande do Sul na visão de seus gestores. A responsabilidade social universitária é compreendida como a capacidade que tem a universidade como instituição de difusão e colocação em prática de um conjunto de princípios e valores. Os agentes envolvidos no processo de responsabilidade social da universidade, professores, funcionários e alunos, precisam estar disponíveis e entenderem sua participação nesse processo, enquanto desenvolvimento da competência social, importante elemento para que se possa compreender o papel da Universidade para com seu entorno e, também, para a construção de conhecimento. Entende-se que aí reside o principal desafio da responsabilidade social universitária: o de cada um questionar suas intencionalidades individuais frente a si, ao outro, à comunidade, à sociedade e ao mundo, tendo como referencial o propósito de vida, potencial em cada um de nós, para, após, transformá-las, juntamente com as criatividades singulares e as construções de conhecimento particulares, em ações e atividades institucionais e coletivas. Isso será possível na medida em que os gestores universitários conseguirem estabelecer espaços de autoformação que viabilizem processos de participação coletivos, envolvendo docentes, discentes e funcionários nos processos decisórios.
id UNISC-2_065a919651db6ed9d7efaabe8f67469c
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2343
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIAresponsabilidade social universitáriauniversidade comunitáriaeducação superior.O presente artigo versa sobre um estudo acerca da responsabilidade social de universidade comunitária do Rio Grande do Sul na visão de seus gestores. A responsabilidade social universitária é compreendida como a capacidade que tem a universidade como instituição de difusão e colocação em prática de um conjunto de princípios e valores. Os agentes envolvidos no processo de responsabilidade social da universidade, professores, funcionários e alunos, precisam estar disponíveis e entenderem sua participação nesse processo, enquanto desenvolvimento da competência social, importante elemento para que se possa compreender o papel da Universidade para com seu entorno e, também, para a construção de conhecimento. Entende-se que aí reside o principal desafio da responsabilidade social universitária: o de cada um questionar suas intencionalidades individuais frente a si, ao outro, à comunidade, à sociedade e ao mundo, tendo como referencial o propósito de vida, potencial em cada um de nós, para, após, transformá-las, juntamente com as criatividades singulares e as construções de conhecimento particulares, em ações e atividades institucionais e coletivas. Isso será possível na medida em que os gestores universitários conseguirem estabelecer espaços de autoformação que viabilizem processos de participação coletivos, envolvendo docentes, discentes e funcionários nos processos decisórios.Unisc2013-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/234310.17058/barbaroi.v0i37.2343Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 105-1371982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2343/2359Pinto, Maira Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2343Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Pinto, Maira Meira
responsabilidade social universitária
universidade comunitária
educação superior.
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL & EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
author Pinto, Maira Meira
author_facet Pinto, Maira Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maira Meira
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social universitária
universidade comunitária
educação superior.
topic responsabilidade social universitária
universidade comunitária
educação superior.
description O presente artigo versa sobre um estudo acerca da responsabilidade social de universidade comunitária do Rio Grande do Sul na visão de seus gestores. A responsabilidade social universitária é compreendida como a capacidade que tem a universidade como instituição de difusão e colocação em prática de um conjunto de princípios e valores. Os agentes envolvidos no processo de responsabilidade social da universidade, professores, funcionários e alunos, precisam estar disponíveis e entenderem sua participação nesse processo, enquanto desenvolvimento da competência social, importante elemento para que se possa compreender o papel da Universidade para com seu entorno e, também, para a construção de conhecimento. Entende-se que aí reside o principal desafio da responsabilidade social universitária: o de cada um questionar suas intencionalidades individuais frente a si, ao outro, à comunidade, à sociedade e ao mundo, tendo como referencial o propósito de vida, potencial em cada um de nós, para, após, transformá-las, juntamente com as criatividades singulares e as construções de conhecimento particulares, em ações e atividades institucionais e coletivas. Isso será possível na medida em que os gestores universitários conseguirem estabelecer espaços de autoformação que viabilizem processos de participação coletivos, envolvendo docentes, discentes e funcionários nos processos decisórios.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2343
10.17058/barbaroi.v0i37.2343
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2343
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i37.2343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2343/2359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 105-137
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564604129280