O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bencke, Diane Blank
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ramos, Flávia Brocchetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/963
Resumo: Ler pela primeira vez a mesma poesia escrita em livro, em computador e em caderno escolar produz o mesmo efeito no leitor? Acreditamos que não porque o suporte é um dos aspectos que devem ser considerados na leitura (CHARTIER, 2001). Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a repercussão de dois suportes para a leitura poemática infantil: a internet - uma ferramenta tecnológica avançada que congrega uma rede mundial de computadores - e o livro - um dos mais conhecidos e tradicionais suportes do texto. O gênero textual eleito para este estudo contrastivo é a poesia, texto representativo pela riqueza verbal, no campo lexical, semântico, sintático e pragmático, sendo potencializador da “inteligência linguística” (GARDNER, 1994) e, portanto, adequado para o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas infantis. Sendo assim, os objetos de estudo escolhidos para essa investigação são os ciberpiratas “Chá”, “Zigue-zague” e “Flechas”, integrantes do site www.ciberpoesia.com.br (desenvolvido a partir da obra Poesia Visual de Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski) e os poemas “A mulher gigante”, “O quartinho dos fundos” e “Príncipe Herculano: o chato” do livro A mulher gigante (2000), obra escrita por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli e ilustrada por Laura Castilhos.
id UNISC-3_85b5542dd26e5793f50373a390eb43da
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/963
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantilLer pela primeira vez a mesma poesia escrita em livro, em computador e em caderno escolar produz o mesmo efeito no leitor? Acreditamos que não porque o suporte é um dos aspectos que devem ser considerados na leitura (CHARTIER, 2001). Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a repercussão de dois suportes para a leitura poemática infantil: a internet - uma ferramenta tecnológica avançada que congrega uma rede mundial de computadores - e o livro - um dos mais conhecidos e tradicionais suportes do texto. O gênero textual eleito para este estudo contrastivo é a poesia, texto representativo pela riqueza verbal, no campo lexical, semântico, sintático e pragmático, sendo potencializador da “inteligência linguística” (GARDNER, 1994) e, portanto, adequado para o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas infantis. Sendo assim, os objetos de estudo escolhidos para essa investigação são os ciberpiratas “Chá”, “Zigue-zague” e “Flechas”, integrantes do site www.ciberpoesia.com.br (desenvolvido a partir da obra Poesia Visual de Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski) e os poemas “A mulher gigante”, “O quartinho dos fundos” e “Príncipe Herculano: o chato” do livro A mulher gigante (2000), obra escrita por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli e ilustrada por Laura Castilhos.Edunisc2009-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/96310.17058/signo.v34i56.963Signo; v. 34 n. 56 (2009): Leitura em Ambiente Digital; 64-791982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/963/701Bencke, Diane BlankRamos, Flávia Brocchettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T18:07:21Zoai:ojs.online.unisc.br:article/963Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-26T18:07:21Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
title O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
spellingShingle O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
Bencke, Diane Blank
title_short O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
title_full O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
title_fullStr O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
title_full_unstemmed O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
title_sort O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil
author Bencke, Diane Blank
author_facet Bencke, Diane Blank
Ramos, Flávia Brocchetto
author_role author
author2 Ramos, Flávia Brocchetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bencke, Diane Blank
Ramos, Flávia Brocchetto
description Ler pela primeira vez a mesma poesia escrita em livro, em computador e em caderno escolar produz o mesmo efeito no leitor? Acreditamos que não porque o suporte é um dos aspectos que devem ser considerados na leitura (CHARTIER, 2001). Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a repercussão de dois suportes para a leitura poemática infantil: a internet - uma ferramenta tecnológica avançada que congrega uma rede mundial de computadores - e o livro - um dos mais conhecidos e tradicionais suportes do texto. O gênero textual eleito para este estudo contrastivo é a poesia, texto representativo pela riqueza verbal, no campo lexical, semântico, sintático e pragmático, sendo potencializador da “inteligência linguística” (GARDNER, 1994) e, portanto, adequado para o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas infantis. Sendo assim, os objetos de estudo escolhidos para essa investigação são os ciberpiratas “Chá”, “Zigue-zague” e “Flechas”, integrantes do site www.ciberpoesia.com.br (desenvolvido a partir da obra Poesia Visual de Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski) e os poemas “A mulher gigante”, “O quartinho dos fundos” e “Príncipe Herculano: o chato” do livro A mulher gigante (2000), obra escrita por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli e ilustrada por Laura Castilhos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/963
10.17058/signo.v34i56.963
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/963
identifier_str_mv 10.17058/signo.v34i56.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/963/701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 34 n. 56 (2009): Leitura em Ambiente Digital; 64-79
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218788735483904