Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voges, Márcia Cristina Neves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: di Fanti, Maria da Glória Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15653
Resumo: O presente artigo problematiza a atividade laboral do professor no que diz respeito ao enfrentamento do trabalho a distância, em home office, no contexto emergencial exigido pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, esta investigação visa a analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores que exerciam a docência presencial e que passaram ao ensino remoto. Para tanto, são analisados quatro depoimentos de professores do ensino básico, publicados em reportagens divulgadas no G1 e no UOL, em junho de 2020. Os resultados contribuem para o (re)conhecimento dos debates de normas e valores que afetam o professor no ensino remoto e, consequentemente, para possíveis transformações das próprias práticas laborais no pós-pandemia.
id UNISC-3_a5646429cf2be27531827dc36b319031
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15653
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológicoUsos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.O presente artigo problematiza a atividade laboral do professor no que diz respeito ao enfrentamento do trabalho a distância, em home office, no contexto emergencial exigido pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, esta investigação visa a analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores que exerciam a docência presencial e que passaram ao ensino remoto. Para tanto, são analisados quatro depoimentos de professores do ensino básico, publicados em reportagens divulgadas no G1 e no UOL, em junho de 2020. Os resultados contribuem para o (re)conhecimento dos debates de normas e valores que afetam o professor no ensino remoto e, consequentemente, para possíveis transformações das próprias práticas laborais no pós-pandemia.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1565310.17058/signo.v46i85.15653Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 193-2051982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15653/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVoges, Márcia Cristina Nevesdi Fanti, Maria da Glória Corrêa2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15653Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
title Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
spellingShingle Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
Voges, Márcia Cristina Neves
Usos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.
title_short Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
title_full Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
title_fullStr Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
title_full_unstemmed Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
title_sort Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico
author Voges, Márcia Cristina Neves
author_facet Voges, Márcia Cristina Neves
di Fanti, Maria da Glória Corrêa
author_role author
author2 di Fanti, Maria da Glória Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voges, Márcia Cristina Neves
di Fanti, Maria da Glória Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Usos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.
topic Usos de si. Ensino remoto emergencial. Atividade docente. Dialogismo. Ergologia.
description O presente artigo problematiza a atividade laboral do professor no que diz respeito ao enfrentamento do trabalho a distância, em home office, no contexto emergencial exigido pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, esta investigação visa a analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores que exerciam a docência presencial e que passaram ao ensino remoto. Para tanto, são analisados quatro depoimentos de professores do ensino básico, publicados em reportagens divulgadas no G1 e no UOL, em junho de 2020. Os resultados contribuem para o (re)conhecimento dos debates de normas e valores que afetam o professor no ensino remoto e, consequentemente, para possíveis transformações das próprias práticas laborais no pós-pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15653
10.17058/signo.v46i85.15653
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15653
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15653/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 193-205
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792414937088