A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusatti, Ciro Eduardo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brambilla, Flávio Régio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos do CEPE
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/5337
Resumo: A realidade ascendente do comércio eletrônico de bens e serviço sugere novas perspectivas relacionais entre as organizações e os consumidores. Essas negociações online oferecem elementos exclusivos de investigação sob o ponto de vista do marketing, da economia e do próprio comportamento do consumidor. Elege-se aqui a teoria da sinalização da qualidade como interface para análise destes contextos. Define-se como enfoque deste estudo o contexto das negociações de serviços na internet. Pesquisas recentes indicam que a sinalização da qualidade tem impacto na confiança de consumidores em produtos na internet. A partir do desenvolvimento de um experimento se buscou verificar a influência da sinalização da qualidade de uma organização (através do investimento no seu website) na confiança do consumidor sobre um serviço promovido na internet. O experimento contou com o desenvolvimento de websites de com diferentes níveis de investimento (alto, médio e baixo) para uma empresa fictícia de serviços. Os canais foram acessados, o serviço analisado e, posteriormente, avaliado pelos participantes da pesquisa quanto a sua percepção de confiança. Resultados provenientes de análises de variância (ANOVA) e correlação confirmaram as hipóteses de que existem associações significativas entre as variáveis percepção de investimento da organização e a confiança do consumidor sobre o serviço apresentado no website.
id UNISC-5_fe4990f6e94acb3dcfc3fed2da48e6a6
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5337
network_acronym_str UNISC-5
network_name_str Estudos do CEPE
repository_id_str
spelling A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇOSinalização da qualidademarketing de serviçowebsitesconfiança.A realidade ascendente do comércio eletrônico de bens e serviço sugere novas perspectivas relacionais entre as organizações e os consumidores. Essas negociações online oferecem elementos exclusivos de investigação sob o ponto de vista do marketing, da economia e do próprio comportamento do consumidor. Elege-se aqui a teoria da sinalização da qualidade como interface para análise destes contextos. Define-se como enfoque deste estudo o contexto das negociações de serviços na internet. Pesquisas recentes indicam que a sinalização da qualidade tem impacto na confiança de consumidores em produtos na internet. A partir do desenvolvimento de um experimento se buscou verificar a influência da sinalização da qualidade de uma organização (através do investimento no seu website) na confiança do consumidor sobre um serviço promovido na internet. O experimento contou com o desenvolvimento de websites de com diferentes níveis de investimento (alto, médio e baixo) para uma empresa fictícia de serviços. Os canais foram acessados, o serviço analisado e, posteriormente, avaliado pelos participantes da pesquisa quanto a sua percepção de confiança. Resultados provenientes de análises de variância (ANOVA) e correlação confirmaram as hipóteses de que existem associações significativas entre as variáveis percepção de investimento da organização e a confiança do consumidor sobre o serviço apresentado no website.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/533710.17058/cepe.v0i40.5337Estudos do CEPE; Nº 40 - Julho/Dezembro 2014; 200-2271982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/5337/3670Gusatti, Ciro EduardoBrambilla, Flávio Régioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:26Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5337Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-05-27T15:01:26Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
title A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
spellingShingle A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
Gusatti, Ciro Eduardo
Sinalização da qualidade
marketing de serviço
websites
confiança.
title_short A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
title_full A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
title_fullStr A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
title_full_unstemmed A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
title_sort A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES E SEUS EFEITOS SOBRE A CONFIANÇA EM SERVIÇO
author Gusatti, Ciro Eduardo
author_facet Gusatti, Ciro Eduardo
Brambilla, Flávio Régio
author_role author
author2 Brambilla, Flávio Régio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
Brambilla, Flávio Régio
dc.subject.por.fl_str_mv Sinalização da qualidade
marketing de serviço
websites
confiança.
topic Sinalização da qualidade
marketing de serviço
websites
confiança.
description A realidade ascendente do comércio eletrônico de bens e serviço sugere novas perspectivas relacionais entre as organizações e os consumidores. Essas negociações online oferecem elementos exclusivos de investigação sob o ponto de vista do marketing, da economia e do próprio comportamento do consumidor. Elege-se aqui a teoria da sinalização da qualidade como interface para análise destes contextos. Define-se como enfoque deste estudo o contexto das negociações de serviços na internet. Pesquisas recentes indicam que a sinalização da qualidade tem impacto na confiança de consumidores em produtos na internet. A partir do desenvolvimento de um experimento se buscou verificar a influência da sinalização da qualidade de uma organização (através do investimento no seu website) na confiança do consumidor sobre um serviço promovido na internet. O experimento contou com o desenvolvimento de websites de com diferentes níveis de investimento (alto, médio e baixo) para uma empresa fictícia de serviços. Os canais foram acessados, o serviço analisado e, posteriormente, avaliado pelos participantes da pesquisa quanto a sua percepção de confiança. Resultados provenientes de análises de variância (ANOVA) e correlação confirmaram as hipóteses de que existem associações significativas entre as variáveis percepção de investimento da organização e a confiança do consumidor sobre o serviço apresentado no website.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/5337
10.17058/cepe.v0i40.5337
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/5337
identifier_str_mv 10.17058/cepe.v0i40.5337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/5337/3670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do CEPE; Nº 40 - Julho/Dezembro 2014; 200-227
1982-6729
reponame:Estudos do CEPE
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Estudos do CEPE
collection Estudos do CEPE
repository.name.fl_str_mv Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com
_version_ 1800219514137214976