“Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Denize Terezinha Leal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10711
Resumo: O presente estudo propõe uma reflexão sobre as relações de poder e hierarquia a partir de práticas familiares em Porto Alegre durante o período colonial tardio, na segunda metade do século XVIII. O laboratório de nossa análise será as relações familiares de Dona Anna Marques de Sampaio, uma celibatária sem filhos e Manuel José de Freitas Travassos, importante “homem bom” que viveu nesta comunidade durante este período. Para tanto, nos valeremos dos aportes teóricos e metodológicos da História da Família e das Populações, da Demografia histórica e do cruzamento nominativo das fontes civis e eclesiásticas com o propósito de compreendermos estes traços remetem ao Antigo Regime no extremo sul da América Portuguesa. De modo geral, consideramos que a mobilidade social e geográfica foram os pilares que conjugaram uma série de características que podemos denominar como práticas de Antigo Regime meridionais.
id UNISINOS-3_7ea8f7c426da8933cac2a9647389bfb8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10711
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)Famíliarelações de poderhierarquiaPorto AlegreHistória da FamíliaO presente estudo propõe uma reflexão sobre as relações de poder e hierarquia a partir de práticas familiares em Porto Alegre durante o período colonial tardio, na segunda metade do século XVIII. O laboratório de nossa análise será as relações familiares de Dona Anna Marques de Sampaio, uma celibatária sem filhos e Manuel José de Freitas Travassos, importante “homem bom” que viveu nesta comunidade durante este período. Para tanto, nos valeremos dos aportes teóricos e metodológicos da História da Família e das Populações, da Demografia histórica e do cruzamento nominativo das fontes civis e eclesiásticas com o propósito de compreendermos estes traços remetem ao Antigo Regime no extremo sul da América Portuguesa. De modo geral, consideramos que a mobilidade social e geográfica foram os pilares que conjugaram uma série de características que podemos denominar como práticas de Antigo Regime meridionais.Editora da FURG2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1071110.14295/rbhcs.v8i16.400Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 6-282175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10711/pdfCopyright (c) 2016 Denize Terezinha Leal Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Denize Terezinha Leal2020-01-09T22:29:54Zoai:periodicos.furg.br:article/10711Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:54Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
title “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
spellingShingle “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
Freitas, Denize Terezinha Leal
Família
relações de poder
hierarquia
Porto Alegre
História da Família
title_short “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
title_full “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
title_fullStr “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
title_full_unstemmed “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
title_sort “Família, melhor ter muita do que nenhuma.”: Família, hierarquia e relações de poder em Porto Alegre (séc. XVIII e XIX)
author Freitas, Denize Terezinha Leal
author_facet Freitas, Denize Terezinha Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Denize Terezinha Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Família
relações de poder
hierarquia
Porto Alegre
História da Família
topic Família
relações de poder
hierarquia
Porto Alegre
História da Família
description O presente estudo propõe uma reflexão sobre as relações de poder e hierarquia a partir de práticas familiares em Porto Alegre durante o período colonial tardio, na segunda metade do século XVIII. O laboratório de nossa análise será as relações familiares de Dona Anna Marques de Sampaio, uma celibatária sem filhos e Manuel José de Freitas Travassos, importante “homem bom” que viveu nesta comunidade durante este período. Para tanto, nos valeremos dos aportes teóricos e metodológicos da História da Família e das Populações, da Demografia histórica e do cruzamento nominativo das fontes civis e eclesiásticas com o propósito de compreendermos estes traços remetem ao Antigo Regime no extremo sul da América Portuguesa. De modo geral, consideramos que a mobilidade social e geográfica foram os pilares que conjugaram uma série de características que podemos denominar como práticas de Antigo Regime meridionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10711
10.14295/rbhcs.v8i16.400
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10711
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v8i16.400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10711/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Denize Terezinha Leal Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Denize Terezinha Leal Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 6-28
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830901870592