AS ATITUDES DOS ESTUDANTES FACE À AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/870 |
Resumo: | Apesar da sua importância para a avaliação das instituições de ensino superior, os estudantes parecem não constituir, ainda, um objecto de estudo relevante no campo da investigação sobre este processo de regulação institucional. Reconhecendo esta lacuna, o presente estudo pretende, através da análise das representações que os estudantes elaboram deste processo, indagar sobre os contornos que emolduram as suas atitudes relativamente ao mesmo. Recorre, neste sentido, ao enquadramento metodológico e aos resultados empíricos de uma investigação mais abrangente, que tem por objecto a análise do conteúdo das representações estudantis da avaliação das instituições de ensino superior. A análise dos resultados permite concluir que os estudantes assumem atitudes tendencialmente positivas face à noção e à implementação da avaliação, como resultado da legitimidade que lhe reconhecem. Esta legitimidade surge, por sua vez, conectada, essencialmente, com razões instrumentais, ligadas ao incremento da qualidade das instituições, dos cursos e da docência e, em última instância, à promoção da integração dos futuros graduados no mercado de trabalho. |
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AS ATITUDES DOS ESTUDANTES FACE À AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORApesar da sua importância para a avaliação das instituições de ensino superior, os estudantes parecem não constituir, ainda, um objecto de estudo relevante no campo da investigação sobre este processo de regulação institucional. Reconhecendo esta lacuna, o presente estudo pretende, através da análise das representações que os estudantes elaboram deste processo, indagar sobre os contornos que emolduram as suas atitudes relativamente ao mesmo. Recorre, neste sentido, ao enquadramento metodológico e aos resultados empíricos de uma investigação mais abrangente, que tem por objecto a análise do conteúdo das representações estudantis da avaliação das instituições de ensino superior. A análise dos resultados permite concluir que os estudantes assumem atitudes tendencialmente positivas face à noção e à implementação da avaliação, como resultado da legitimidade que lhe reconhecem. Esta legitimidade surge, por sua vez, conectada, essencialmente, com razões instrumentais, ligadas ao incremento da qualidade das instituições, dos cursos e da docência e, em última instância, à promoção da integração dos futuros graduados no mercado de trabalho.Unicamp; Uniso2010-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/870Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 3 (2010)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 3 (2010)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/870/869Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, SóniaSantiago, RuiSarrico, Cláudia2018-06-06T20:13:30Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/870Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:30Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
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