Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774 |
Resumo: | O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática. |
id |
UNISO-1_5f3d37deee2d9dac395a6724f9f15408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2774 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitárioO reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.Unicamp; Uniso2016-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 21 No. 3 (2016)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 21 n. 3 (2016)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774/2359Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Filho, José Camilo dosDias, Carmen Lúcia2016-11-11T17:04:05Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2774Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2016-11-11T17:04:05Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
title |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
spellingShingle |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário Santos Filho, José Camilo dos |
title_short |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
title_full |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
title_fullStr |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
title_full_unstemmed |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
title_sort |
Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário |
author |
Santos Filho, José Camilo dos |
author_facet |
Santos Filho, José Camilo dos Dias, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Carmen Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Filho, José Camilo dos Dias, Carmen Lúcia |
description |
O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2774/2359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 21 No. 3 (2016) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 21 n. 3 (2016) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608716673024 |