AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paula, Maria de Fátima Freitas de, Oliveira, Maria Ignez Arantes, Almeida, Emanuel Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação para mensurar a autopercepção de discentes, docentes e funcionários acerca dos vários aspectos da rotina acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Na etapa inicial, elaborou-se um instrumento-piloto, sob a forma de escala Likert de cinco pontos,  com base nas dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.  Estudos psicométricos de análise fatorial e precisão evidenciaram diferenças nos pontos de vista de discentes, docentes e funcionários. Agrupados em três bancos de dados, os protocolos passaram por novas análises que resultaram em duas escalas consistentes para docentes e discentes, como se percebe pela boa configuração e interpretação dos fatores. A impossibilidade de se finalizar uma escala para os funcionários demonstrou a existência de falha na construção dos itens para esse segmento e sugeriu novos procedimentos.
id UNISO-1_73029b6a7df4d9075d5eeeb4ed8ab821
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1577
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTESO objetivo deste estudo é descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação para mensurar a autopercepção de discentes, docentes e funcionários acerca dos vários aspectos da rotina acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Na etapa inicial, elaborou-se um instrumento-piloto, sob a forma de escala Likert de cinco pontos,  com base nas dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.  Estudos psicométricos de análise fatorial e precisão evidenciaram diferenças nos pontos de vista de discentes, docentes e funcionários. Agrupados em três bancos de dados, os protocolos passaram por novas análises que resultaram em duas escalas consistentes para docentes e discentes, como se percebe pela boa configuração e interpretação dos fatores. A impossibilidade de se finalizar uma escala para os funcionários demonstrou a existência de falha na construção dos itens para esse segmento e sugeriu novos procedimentos.Unicamp; Uniso2013-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577/1500Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Marcos AntonioPaula, Maria de Fátima Freitas deOliveira, Maria Ignez ArantesAlmeida, Emanuel Eustáquio2018-06-06T20:11:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1577Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:11:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
title AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
spellingShingle AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
Batista, Marcos Antonio
title_short AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
title_full AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
title_fullStr AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
title_sort AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES
author Batista, Marcos Antonio
author_facet Batista, Marcos Antonio
Paula, Maria de Fátima Freitas de
Oliveira, Maria Ignez Arantes
Almeida, Emanuel Eustáquio
author_role author
author2 Paula, Maria de Fátima Freitas de
Oliveira, Maria Ignez Arantes
Almeida, Emanuel Eustáquio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marcos Antonio
Paula, Maria de Fátima Freitas de
Oliveira, Maria Ignez Arantes
Almeida, Emanuel Eustáquio
description O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação para mensurar a autopercepção de discentes, docentes e funcionários acerca dos vários aspectos da rotina acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Na etapa inicial, elaborou-se um instrumento-piloto, sob a forma de escala Likert de cinco pontos,  com base nas dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.  Estudos psicométricos de análise fatorial e precisão evidenciaram diferenças nos pontos de vista de discentes, docentes e funcionários. Agrupados em três bancos de dados, os protocolos passaram por novas análises que resultaram em duas escalas consistentes para docentes e discentes, como se percebe pela boa configuração e interpretação dos fatores. A impossibilidade de se finalizar uma escala para os funcionários demonstrou a existência de falha na construção dos itens para esse segmento e sugeriu novos procedimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1577/1500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608246910976