JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471 |
Resumo: | O presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada. |
id |
UNISO-1_a5502059f4b4425db950cc1126897316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1471 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIORO presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada.Unicamp; Uniso2013-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471/1440Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrochano, Maria Carla2018-06-06T20:11:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1471Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:11:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Corrochano, Maria Carla |
title_short |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
author |
Corrochano, Maria Carla |
author_facet |
Corrochano, Maria Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrochano, Maria Carla |
description |
O presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471/1440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608235376640 |