AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Júlio C. G.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312
Resumo: Este artigo teve como objetivo avaliar e medir o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação superior brasileiro no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação das políticas de mercantilização da educação superior brasileira. A partir de um modelo conceitual de qualidade e de um sistema de indicadores desenvolveu-se a avaliação e medição da qualidade do sistema de educação superior brasileiro. O estudo indicou que, em tempos de mercantilização, a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período estudado não foram encontradas evidências claras de melhorias em termos de relevância, eqüidade, diversidade e eficácia.
id UNISO-1_aa47ffba80de72863bf1a7e2e6123db6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/312
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃOEste artigo teve como objetivo avaliar e medir o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação superior brasileiro no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação das políticas de mercantilização da educação superior brasileira. A partir de um modelo conceitual de qualidade e de um sistema de indicadores desenvolveu-se a avaliação e medição da qualidade do sistema de educação superior brasileiro. O estudo indicou que, em tempos de mercantilização, a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período estudado não foram encontradas evidências claras de melhorias em termos de relevância, eqüidade, diversidade e eficácia.Unicamp; Uniso2010-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 14 No. 2 (2009)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 14 n. 2 (2009)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312/313Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertolin, Júlio C. G.2018-06-06T20:14:39Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/312Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:14:39Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
title AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
Bertolin, Júlio C. G.
title_short AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
title_full AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
title_sort AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO
author Bertolin, Júlio C. G.
author_facet Bertolin, Júlio C. G.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Júlio C. G.
description Este artigo teve como objetivo avaliar e medir o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação superior brasileiro no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação das políticas de mercantilização da educação superior brasileira. A partir de um modelo conceitual de qualidade e de um sistema de indicadores desenvolveu-se a avaliação e medição da qualidade do sistema de educação superior brasileiro. O estudo indicou que, em tempos de mercantilização, a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período estudado não foram encontradas evidências claras de melhorias em termos de relevância, eqüidade, diversidade e eficácia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 14 No. 2 (2009)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 14 n. 2 (2009)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606222110720