INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903 |
Resumo: | Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior – IES – na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, mas mostraram pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico – PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário. |
id |
UNISO-1_d4d843cffe608623a6d2dddae52231c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/903 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULOEste estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior – IES – na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, mas mostraram pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico – PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário.Unicamp; Uniso2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903/901Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeleias, Ivam RicardoMendonça, Janete de FátimaSlomski, Vilma GeniFazenda, Ivani Catarina Arantes2018-06-06T20:12:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/903Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:12:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO Peleias, Ivam Ricardo |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
author |
Peleias, Ivam Ricardo |
author_facet |
Peleias, Ivam Ricardo Mendonça, Janete de Fátima Slomski, Vilma Geni Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Janete de Fátima Slomski, Vilma Geni Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo Mendonça, Janete de Fátima Slomski, Vilma Geni Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
description |
Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior – IES – na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, mas mostraram pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico – PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/903/901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606920462337 |