A concepção de estratégias em empresas empreendedoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todaro, Mauro E. Carozzo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira, Kellen Kali de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/35
Resumo: O artigo tem como objetivo investigar o processo de formação estratégica em uma empresa de pequeno porte, que se enquadra no perfil de empreendedora, verificando, por conseguinte, a influência da personalidade empreendedora nesse processo e como tais estratégias são levadas à prática. O tema ganha relevância pelo alto índice de empreendedores e a elevada taxa de empreendimentos mal sucedidos no Brasil. Para tal, realizou?se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com a adoção do método de estudo de caso. O objeto de estudo foi uma pequena empresa local, denominada MEMPS ? Montagem, Eletromecânica e Prestação de Serviços LTDA. Constatou?se que, na empresa estudada, o processo de formação estratégica é feito de forma, tanto deliberada quanto emergente. Tal processo é concebido na mente do líder, por meio de inferências mais intuitivas, que analíticas. O processo está centrado no empreendedor fazendo com que o mesmo seja altamente informal, tanto na criação quanto na divulgação das estratégias. Em decorrência deste fato, verificou?se uma crescente necessidade de formalização dos mecanismos de implantação e comunicação de tais estratégias, à medida que aumenta a divisão do trabalho e a quantidade de níveis hierárquicos.
id UNISUL-1_8663c1fd692273546e094816924b7a86
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/35
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling A concepção de estratégias em empresas empreendedorasEmpreendedorismoEstratégiaGestãoPlanejamentoO artigo tem como objetivo investigar o processo de formação estratégica em uma empresa de pequeno porte, que se enquadra no perfil de empreendedora, verificando, por conseguinte, a influência da personalidade empreendedora nesse processo e como tais estratégias são levadas à prática. O tema ganha relevância pelo alto índice de empreendedores e a elevada taxa de empreendimentos mal sucedidos no Brasil. Para tal, realizou?se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com a adoção do método de estudo de caso. O objeto de estudo foi uma pequena empresa local, denominada MEMPS ? Montagem, Eletromecânica e Prestação de Serviços LTDA. Constatou?se que, na empresa estudada, o processo de formação estratégica é feito de forma, tanto deliberada quanto emergente. Tal processo é concebido na mente do líder, por meio de inferências mais intuitivas, que analíticas. O processo está centrado no empreendedor fazendo com que o mesmo seja altamente informal, tanto na criação quanto na divulgação das estratégias. Em decorrência deste fato, verificou?se uma crescente necessidade de formalização dos mecanismos de implantação e comunicação de tais estratégias, à medida que aumenta a divisão do trabalho e a quantidade de níveis hierárquicos.Universidade do Sul de Santa Catarina2008-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/3510.19177/reen.v1e12008123-137Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 1 (2008); 123-1371984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/35/35Todaro, Mauro E. CarozzoOliveira, Kellen Kali deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:26:47Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/35Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.011641Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
title A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
spellingShingle A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
Todaro, Mauro E. Carozzo
Empreendedorismo
Estratégia
Gestão
Planejamento
title_short A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
title_full A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
title_fullStr A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
title_full_unstemmed A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
title_sort A concepção de estratégias em empresas empreendedoras
author Todaro, Mauro E. Carozzo
author_facet Todaro, Mauro E. Carozzo
Oliveira, Kellen Kali de
author_role author
author2 Oliveira, Kellen Kali de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todaro, Mauro E. Carozzo
Oliveira, Kellen Kali de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Estratégia
Gestão
Planejamento
topic Empreendedorismo
Estratégia
Gestão
Planejamento
description O artigo tem como objetivo investigar o processo de formação estratégica em uma empresa de pequeno porte, que se enquadra no perfil de empreendedora, verificando, por conseguinte, a influência da personalidade empreendedora nesse processo e como tais estratégias são levadas à prática. O tema ganha relevância pelo alto índice de empreendedores e a elevada taxa de empreendimentos mal sucedidos no Brasil. Para tal, realizou?se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com a adoção do método de estudo de caso. O objeto de estudo foi uma pequena empresa local, denominada MEMPS ? Montagem, Eletromecânica e Prestação de Serviços LTDA. Constatou?se que, na empresa estudada, o processo de formação estratégica é feito de forma, tanto deliberada quanto emergente. Tal processo é concebido na mente do líder, por meio de inferências mais intuitivas, que analíticas. O processo está centrado no empreendedor fazendo com que o mesmo seja altamente informal, tanto na criação quanto na divulgação das estratégias. Em decorrência deste fato, verificou?se uma crescente necessidade de formalização dos mecanismos de implantação e comunicação de tais estratégias, à medida que aumenta a divisão do trabalho e a quantidade de níveis hierárquicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/35
10.19177/reen.v1e12008123-137
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/35
identifier_str_mv 10.19177/reen.v1e12008123-137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/35/35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 1 (2008); 123-137
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656562864128