Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/60 |
Resumo: | O comércio exterior brasileiro nesses últimos quinze anos nos mostra que as exportações brasileiras vêm crescendo cada vez mais e nossos produtos estão ficando mais competitivos no mercado mundial. Isso tudo quando se fala de commodities, porque no caso de produtos manufaturados o Brasil tem exportado novos produtos num ritmo bem acanhado, e mesmo assim vem conquistando novas oportunidades de mercados em outros países, até porque basicamente o mundo todo está se tornando comprador. a balança comercial desde 1998 vem tendo um bom desempenho, com altos superávits, isso se deve ao excelente crescimento de nossas exportações e a substituição de alguns produtos que importávamos. Durante esses últimos quinze anos o governo brasileiro e os empresários têm fortalecido a marca Brasil no mercado internacional, proporcionando ao país um melhor desempenho e crescimento econômico. |
id |
UNISUL-1_8fff98c25f0b2678c33a24df134215ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/60 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anosComércio exteriorPolíticas governamentaisExportaçõesImportaçõesBalança comercialSuperávitProdutos competitivosMercado mundialCommoditiesProdutos manufaturadosSubstituição de importaçõesO comércio exterior brasileiro nesses últimos quinze anos nos mostra que as exportações brasileiras vêm crescendo cada vez mais e nossos produtos estão ficando mais competitivos no mercado mundial. Isso tudo quando se fala de commodities, porque no caso de produtos manufaturados o Brasil tem exportado novos produtos num ritmo bem acanhado, e mesmo assim vem conquistando novas oportunidades de mercados em outros países, até porque basicamente o mundo todo está se tornando comprador. a balança comercial desde 1998 vem tendo um bom desempenho, com altos superávits, isso se deve ao excelente crescimento de nossas exportações e a substituição de alguns produtos que importávamos. Durante esses últimos quinze anos o governo brasileiro e os empresários têm fortalecido a marca Brasil no mercado internacional, proporcionando ao país um melhor desempenho e crescimento econômico.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6010.19177/reen.v2e2200927-51Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 27-511984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/60/60Rodrigues, WaldemarBenedicto, Gideon Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:38:27Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/60Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.181952Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
title |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
spellingShingle |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos Rodrigues, Waldemar Comércio exterior Políticas governamentais Exportações Importações Balança comercial Superávit Produtos competitivos Mercado mundial Commodities Produtos manufaturados Substituição de importações |
title_short |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
title_full |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
title_fullStr |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
title_full_unstemmed |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
title_sort |
Uma análise das políticas do comércio exterior brasileiro nos últimos quinze anos |
author |
Rodrigues, Waldemar |
author_facet |
Rodrigues, Waldemar Benedicto, Gideon Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Benedicto, Gideon Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Waldemar Benedicto, Gideon Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio exterior Políticas governamentais Exportações Importações Balança comercial Superávit Produtos competitivos Mercado mundial Commodities Produtos manufaturados Substituição de importações |
topic |
Comércio exterior Políticas governamentais Exportações Importações Balança comercial Superávit Produtos competitivos Mercado mundial Commodities Produtos manufaturados Substituição de importações |
description |
O comércio exterior brasileiro nesses últimos quinze anos nos mostra que as exportações brasileiras vêm crescendo cada vez mais e nossos produtos estão ficando mais competitivos no mercado mundial. Isso tudo quando se fala de commodities, porque no caso de produtos manufaturados o Brasil tem exportado novos produtos num ritmo bem acanhado, e mesmo assim vem conquistando novas oportunidades de mercados em outros países, até porque basicamente o mundo todo está se tornando comprador. a balança comercial desde 1998 vem tendo um bom desempenho, com altos superávits, isso se deve ao excelente crescimento de nossas exportações e a substituição de alguns produtos que importávamos. Durante esses últimos quinze anos o governo brasileiro e os empresários têm fortalecido a marca Brasil no mercado internacional, proporcionando ao país um melhor desempenho e crescimento econômico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/60 10.19177/reen.v2e2200927-51 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/60 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v2e2200927-51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/60/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 27-51 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1787715337780723712 |