QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806 |
Resumo: | O objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas. |
id |
UNISUL-3_fe9d7690fdb17ca646c5b753121a4967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7806 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUASobreposição tipológicaMáxima conversacionalGêneroEnsinoO objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas.Silvânia Siebert2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-3061982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806/5255Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Silvia Adélia HenriqueFerreira, Hilma Ribeiro de Mendonça2020-08-05T19:40:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7806Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-08-05T19:40:04Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
title |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
spellingShingle |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA Guimarães, Silvia Adélia Henrique Sobreposição tipológica Máxima conversacional Gênero Ensino |
title_short |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
title_full |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
title_fullStr |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
title_full_unstemmed |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
title_sort |
QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA |
author |
Guimarães, Silvia Adélia Henrique |
author_facet |
Guimarães, Silvia Adélia Henrique Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Silvia Adélia Henrique Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobreposição tipológica Máxima conversacional Gênero Ensino |
topic |
Sobreposição tipológica Máxima conversacional Gênero Ensino |
description |
O objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806/5255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306 Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575801540608 |