QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806
Resumo: O objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas.
id UNISUL-3_fe9d7690fdb17ca646c5b753121a4967
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7806
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUASobreposição tipológicaMáxima conversacionalGêneroEnsinoO objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas.Silvânia Siebert2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-3061982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806/5255Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Silvia Adélia HenriqueFerreira, Hilma Ribeiro de Mendonça2020-08-05T19:40:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7806Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-08-05T19:40:04Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
title QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
spellingShingle QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Sobreposição tipológica
Máxima conversacional
Gênero
Ensino
title_short QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
title_full QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
title_fullStr QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
title_full_unstemmed QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
title_sort QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA
author Guimarães, Silvia Adélia Henrique
author_facet Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
author_role author
author2 Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Sobreposição tipológica
Máxima conversacional
Gênero
Ensino
topic Sobreposição tipológica
Máxima conversacional
Gênero
Ensino
description O objetivo central da investigação é contribuir para os estudos do texto, com pauta: 1) na teoria dos gêneros como práticas sociais; 2) na sobreposição tipológica possível nos gêneros; e 3) na relação entre gênero e intencionalidade, pelo viés da Pragmática. Especificamente, o artigo investiga como quatro alunos do nono ano entenderiam a quebra de máximas conversacionais como recurso expressivo para a geração de humor; e, ainda, se perceberiam a carga argumentativa desses diálogos de base narrativa – análise realizada em três tirinhas do Armandinho. Com base no paradigma interpretativista, procede à análise, instrumentalizado pelos atos da fala e pela quebra da máxima conversacional de modo. Os resultados apontam que os estudantes compreendem que a quebra da máxima de modo constrói o humor das tirinhas; mas não demonstram compreender que o fenômeno linguístico serve, também, à argumentatividade implicada nas falas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7806/5255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306
Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 289-306
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575801540608