AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904 |
Resumo: | A deficiência visual é a deficiência mais prevalente no Brasil. Embora haja um incentivo por parte de políticas governamentais para que se amplie o acesso à educação, sabe-se que a adaptação de ambientes à estes indivíduos ainda é precária. Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância das pessoas com deficiência visual no ensino superior e as diferentes ferramentas que podem ser implantadas nestas instituições com o objetivo de ampliar a acessibilidade a estes locais. Realizou-se uma revisão simples de literatura, com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Estes indivíduos necessitam de um ensino superior adaptado para que se possibilite maior inclusão e aumento da autonomia. Destaca-se o uso de dispositivos móveis, a presença de pisos táteis, materiais em formato eletrônico, o preparo dos educadores para trabalhar com este público, bem como o treinamento prévio do deficiente visual para fazer uso destas ferramentas |
id |
UNIT-1_6c0f06ccbe1bc692012624a6330aeb3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5904 |
network_acronym_str |
UNIT-1 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORCegueira. Educação superior. Tecnologia. Equipamentos de autoajuda. Tecnologia da informação.A deficiência visual é a deficiência mais prevalente no Brasil. Embora haja um incentivo por parte de políticas governamentais para que se amplie o acesso à educação, sabe-se que a adaptação de ambientes à estes indivíduos ainda é precária. Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância das pessoas com deficiência visual no ensino superior e as diferentes ferramentas que podem ser implantadas nestas instituições com o objetivo de ampliar a acessibilidade a estes locais. Realizou-se uma revisão simples de literatura, com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Estes indivíduos necessitam de um ensino superior adaptado para que se possibilite maior inclusão e aumento da autonomia. Destaca-se o uso de dispositivos móveis, a presença de pisos táteis, materiais em formato eletrônico, o preparo dos educadores para trabalhar com este público, bem como o treinamento prévio do deficiente visual para fazer uso destas ferramentasEditora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/590410.17564/2316-3798.2018v7n1p9-16Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 7 n. 1 (2018); 9-162316-37982316-331310.17564/2316-3798.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904/pdfCopyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardi, LuanaRosa, Ana Carla Gomesda Silva, Josivaldo GodoyAntoniolli, Andreia Conceição Milan BrochadoNascimento, Valter Aragâo2020-11-17T18:30:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5904Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-11-17T18:30:32Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Bernardi, Luana Cegueira. Educação superior. Tecnologia. Equipamentos de autoajuda. Tecnologia da informação. |
title_short |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Bernardi, Luana |
author_facet |
Bernardi, Luana Rosa, Ana Carla Gomes da Silva, Josivaldo Godoy Antoniolli, Andreia Conceição Milan Brochado Nascimento, Valter Aragâo |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Ana Carla Gomes da Silva, Josivaldo Godoy Antoniolli, Andreia Conceição Milan Brochado Nascimento, Valter Aragâo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luana Rosa, Ana Carla Gomes da Silva, Josivaldo Godoy Antoniolli, Andreia Conceição Milan Brochado Nascimento, Valter Aragâo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cegueira. Educação superior. Tecnologia. Equipamentos de autoajuda. Tecnologia da informação. |
topic |
Cegueira. Educação superior. Tecnologia. Equipamentos de autoajuda. Tecnologia da informação. |
description |
A deficiência visual é a deficiência mais prevalente no Brasil. Embora haja um incentivo por parte de políticas governamentais para que se amplie o acesso à educação, sabe-se que a adaptação de ambientes à estes indivíduos ainda é precária. Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância das pessoas com deficiência visual no ensino superior e as diferentes ferramentas que podem ser implantadas nestas instituições com o objetivo de ampliar a acessibilidade a estes locais. Realizou-se uma revisão simples de literatura, com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Estes indivíduos necessitam de um ensino superior adaptado para que se possibilite maior inclusão e aumento da autonomia. Destaca-se o uso de dispositivos móveis, a presença de pisos táteis, materiais em formato eletrônico, o preparo dos educadores para trabalhar com este público, bem como o treinamento prévio do deficiente visual para fazer uso destas ferramentas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904 10.17564/2316-3798.2018v7n1p9-16 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3798.2018v7n1p9-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 7 n. 1 (2018); 9-16 2316-3798 2316-3313 10.17564/2316-3798.2018v7n1 reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br |
_version_ |
1800220509218013184 |