O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola. |
id |
UNIT-2_06a3dfcfc58ea55f3c5fb98355bc6d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2893 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.EscolaTecnologiaAprendizagem.Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola.Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa e informação qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/289310.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 115–1282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893/3027Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, João Batista2021-03-08T18:56:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2893Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.254044Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
title |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
spellingShingle |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. Freitas, João Batista Escola Tecnologia Aprendizagem. |
title_short |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
title_full |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
title_fullStr |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
title_full_unstemmed |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
title_sort |
O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES. |
author |
Freitas, João Batista |
author_facet |
Freitas, João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Tecnologia Aprendizagem. |
topic |
Escola Tecnologia Aprendizagem. |
description |
Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa e informação qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893 10.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893/3027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 115–128 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v7n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613398233088 |