O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, João Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893
Resumo: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola.
id UNIT-2_06a3dfcfc58ea55f3c5fb98355bc6d56
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2893
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.EscolaTecnologiaAprendizagem.Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola.Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa e informação qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/289310.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 115–1282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893/3027Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, João Batista2021-03-08T18:56:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2893Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.254044Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
title O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
spellingShingle O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
Freitas, João Batista
Escola
Tecnologia
Aprendizagem.
title_short O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
title_full O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
title_fullStr O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
title_full_unstemmed O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
title_sort O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.
author Freitas, João Batista
author_facet Freitas, João Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Tecnologia
Aprendizagem.
topic Escola
Tecnologia
Aprendizagem.
description Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa e informação qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893
10.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2893/3027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 115–128
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v7n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613398233088