O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Ricardo Rocha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306
Resumo: O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro.
id UNIT-2_358004f5835fc91edeaa4d93cf7da9f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/306
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolarAssociação voluntária. Escotismo. Prática educativa. O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro. Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/30610.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 33-412316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306/409Rabelo, Ricardo RochaBarreto, Raylane Andreza Dias Navarroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/306Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.114539Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
title O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
spellingShingle O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
Rabelo, Ricardo Rocha
Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa.
title_short O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
title_full O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
title_fullStr O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
title_full_unstemmed O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
title_sort O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
author Rabelo, Ricardo Rocha
author_facet Rabelo, Ricardo Rocha
Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
author_role author
author2 Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Ricardo Rocha
Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
dc.subject.por.fl_str_mv Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa.
topic Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa.
description O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306
10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306/409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 33-41
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v1n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612836196352