CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos de Melo, Alda Valéria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos de Melo, Alda Valeria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1754
Resumo: O estudo apresenta uma investigação acerca dos CODAs em Sergipe. Adotando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. A referida pesquisa foi realizada formalmente com uma entrevista semiestruturada com uma CODA e seus pais surdos. A proposta surgiu a partir de encontros com surdos que frequentaram a Associação de Pais e Amigos – APADA/SE durante a década de 1990 e hoje encontram-se casados, com filhos ouvintes e que em diversas situações atuam com tradutores e intérpretes de Libras; e de leituras de artigos acerca de CODAs no Brasil, bem como portugueses e catalães. Como resultado, verificou-se que os CODAs possuem papel relevante para a inclusão do surdo, uma vez que conhecem as duas culturas, e diante desta realidade seu papel também se confunde com a do tradutor intérprete, o que deve ser repensado e discutido com mais profundidade, considerando as especificidades do profissional.
id UNIT-2_5d5c36f3ac09db7e1baa956b3694d19f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1754
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPECODAs. Língua de Sinais. Pais Surdos.O estudo apresenta uma investigação acerca dos CODAs em Sergipe. Adotando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. A referida pesquisa foi realizada formalmente com uma entrevista semiestruturada com uma CODA e seus pais surdos. A proposta surgiu a partir de encontros com surdos que frequentaram a Associação de Pais e Amigos – APADA/SE durante a década de 1990 e hoje encontram-se casados, com filhos ouvintes e que em diversas situações atuam com tradutores e intérpretes de Libras; e de leituras de artigos acerca de CODAs no Brasil, bem como portugueses e catalães. Como resultado, verificou-se que os CODAs possuem papel relevante para a inclusão do surdo, uma vez que conhecem as duas culturas, e diante desta realidade seu papel também se confunde com a do tradutor intérprete, o que deve ser repensado e discutido com mais profundidade, considerando as especificidades do profissional.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia qualitativa. Utilizamos fontes bibliográficas, documentais e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada formalmente com três entrevistas semiestruturadas .application/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/175410.17564/2316-3828.2015v3n3p77-86EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 77-862316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1754/1326Santos de Melo, Alda ValériaSantos de Melo, Alda Valeriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:39:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1754Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.874359Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
title CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
spellingShingle CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
Santos de Melo, Alda Valéria
CODAs. Língua de Sinais. Pais Surdos.
title_short CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
title_full CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
title_fullStr CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
title_full_unstemmed CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
title_sort CHILDREN OF DEAF ADULTS: CODAS EM SERGIPE
author Santos de Melo, Alda Valéria
author_facet Santos de Melo, Alda Valéria
Santos de Melo, Alda Valeria
author_role author
author2 Santos de Melo, Alda Valeria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos de Melo, Alda Valéria
Santos de Melo, Alda Valeria
dc.subject.por.fl_str_mv CODAs. Língua de Sinais. Pais Surdos.
topic CODAs. Língua de Sinais. Pais Surdos.
description O estudo apresenta uma investigação acerca dos CODAs em Sergipe. Adotando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. A referida pesquisa foi realizada formalmente com uma entrevista semiestruturada com uma CODA e seus pais surdos. A proposta surgiu a partir de encontros com surdos que frequentaram a Associação de Pais e Amigos – APADA/SE durante a década de 1990 e hoje encontram-se casados, com filhos ouvintes e que em diversas situações atuam com tradutores e intérpretes de Libras; e de leituras de artigos acerca de CODAs no Brasil, bem como portugueses e catalães. Como resultado, verificou-se que os CODAs possuem papel relevante para a inclusão do surdo, uma vez que conhecem as duas culturas, e diante desta realidade seu papel também se confunde com a do tradutor intérprete, o que deve ser repensado e discutido com mais profundidade, considerando as especificidades do profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Metodologia qualitativa. Utilizamos fontes bibliográficas, documentais e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada formalmente com três entrevistas semiestruturadas .
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1754
10.17564/2316-3828.2015v3n3p77-86
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1754
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n3p77-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1754/1326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 77-86
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613334269952