Histórico da agressividade e violência nas escolas públicas e particulares no Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1032 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo trazer ao leitor uma definição da temática violência escolar, bem como compreender os mecanismos pelos quais ocorrem, identificando os autores, coautores e vítimas envolvidas, além dos ambientes em que ocorrem. A partir disso, traçar medidas de controle para essa epidemia que tem protagonizado os jornais e telejornais, com casos cada vez mais inusitados de agressão. Para tornar possível o presente estudo, adotou-se a tipologia de prática de pesquisa documental, trazendo e analisando as ideias de alguns autores estudiosos do tema. Através de um conjunto de pensamentos foi possível traçar mecanismos que permitam o controle ou até mesmo a erradicação dos casos de violência nas escolas. Procura-se mostrar, também, o papel do professor nesse combate ao problema que vem afetando o país desde os tempos mais remotos, destaca-se ainda, a necessidade de um preparo adequado do educador para enfrentar a problemática, evitando que o mesmo se atenha apenas ao ensino de sua disciplina, estimulando uma maior interação entre professores e alunos e provar que somente assim é possível resolver ou amenizar a situação. |
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Histórico da agressividade e violência nas escolas públicas e particulares no BrasilViolência escolarBullyingProfessoresEste trabalho tem por objetivo trazer ao leitor uma definição da temática violência escolar, bem como compreender os mecanismos pelos quais ocorrem, identificando os autores, coautores e vítimas envolvidas, além dos ambientes em que ocorrem. A partir disso, traçar medidas de controle para essa epidemia que tem protagonizado os jornais e telejornais, com casos cada vez mais inusitados de agressão. Para tornar possível o presente estudo, adotou-se a tipologia de prática de pesquisa documental, trazendo e analisando as ideias de alguns autores estudiosos do tema. Através de um conjunto de pensamentos foi possível traçar mecanismos que permitam o controle ou até mesmo a erradicação dos casos de violência nas escolas. Procura-se mostrar, também, o papel do professor nesse combate ao problema que vem afetando o país desde os tempos mais remotos, destaca-se ainda, a necessidade de um preparo adequado do educador para enfrentar a problemática, evitando que o mesmo se atenha apenas ao ensino de sua disciplina, estimulando uma maior interação entre professores e alunos e provar que somente assim é possível resolver ou amenizar a situação.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/103210.17564/2316-3828.2014v2n2p121-136EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 121-1362316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1032/650Müller da Silva, Jean CarlosSchottz, Eliane de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1032Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.517350Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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