Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632 |
Resumo: | A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica. |
id |
UNIT-2_c5d1c7c05188c0c9df6f0e20bd2add17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1632 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social CríticaPedagogia socialpedagogia social críticaeducação.A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/163210.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56EDUCAÇÃO; v. 3 n. 1 (2014); 45-562316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632/979Ryynänen, Sannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:52:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1632Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.320785Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
title |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
spellingShingle |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica Ryynänen, Sanna Pedagogia social pedagogia social crítica educação. |
title_short |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
title_full |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
title_fullStr |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
title_full_unstemmed |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
title_sort |
Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica |
author |
Ryynänen, Sanna |
author_facet |
Ryynänen, Sanna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ryynänen, Sanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia social pedagogia social crítica educação. |
topic |
Pedagogia social pedagogia social crítica educação. |
description |
A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632 10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632/979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 3 n. 1 (2014); 45-56 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2014v3n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613318541312 |