Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryynänen, Sanna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632
Resumo: A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.
id UNIT-2_c5d1c7c05188c0c9df6f0e20bd2add17
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1632
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os fundamentos de uma Pedagogia Social CríticaPedagogia socialpedagogia social críticaeducação.A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/163210.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56EDUCAÇÃO; v. 3 n. 1 (2014); 45-562316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632/979Ryynänen, Sannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:52:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1632Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.320785Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
title Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
spellingShingle Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
Ryynänen, Sanna
Pedagogia social
pedagogia social crítica
educação.
title_short Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
title_full Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
title_fullStr Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
title_full_unstemmed Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
title_sort Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica
author Ryynänen, Sanna
author_facet Ryynänen, Sanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ryynänen, Sanna
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia social
pedagogia social crítica
educação.
topic Pedagogia social
pedagogia social crítica
educação.
description A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632
10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1632/979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 1 (2014); 45-56
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v3n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613318541312