A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Renato José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5646
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
id UNITAU_5d9b0a7008352f079c3de2bf908b6e1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5646
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Fernando, Renato JoséBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-Pereira, Marco Antonio CarvalhoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2022-05-05T23:48:45Z2022-05-05T23:48:45Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5646Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as percepções de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning (PBL). Problem Based Learning é considerada uma Metodologia Ativa de Aprendizagem por permitir que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos e habilidades para, em grupos de trabalho, resolverem problemas que envolvam casos reais. Para este trabalho, procurou-se compreender as bases teóricas que fundamentam as metodologias ativas de aprendizagem, bem como as pesquisas recentes realizadas sobre esta temática. Procurou-se também apresentar a construção teórica que envolve o conceito de interdisciplinaridade e sua prática na perspectiva escolar, uma vez que este conceito sustenta a abordagem das metodologias ativas e, mais especificamente, de PBL. Por fim, apresentou-se uma discussão acerca dos saberes docentes e das competências necessárias ao professor, no sentido de considerar o papel do professor como fundamental na condução de uma aprendizagem ativa. De abordagem qualitativa, esta pesquisa procurou responder as seguintes indagações: A metodologia ativa PBL aplicada em sala de aula comparada com o método tradicional de ensino tem sido um diferencial para os alunos enfrentarem um mercado muito mais competitivo? Os docentes sentem dificuldade na orientação desse tipo de trabalho? Como os alunos percebem seu processo de construção de conhecimento? Como população, este estudo se deteve em quatro turmas de Ensino Médio Integrado, sendo uma turma mista do 1º ano, com alunos dos cursos de Administração, Informática e Mecatrônica e uma turma para cada um desses cursos, sendo elas do 3º ano, totalizando quatro turmas. Participaram três docentes e 103 alunos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: a) entrevista semi-estruturada com os docentes para compreender como eles entendem a metodologia ativa PBL e b) questionário com questões fechadas e abertas para os alunos, a fim de compreender como eles percebem o processo de ensino e aprendizagem usando a metodologia PBL. As entrevistas foram transcritas, tratadas pelo software IraMuTeQ, analisadas por meio da Análise de Conteúdo e trianguladas com os dados dos questionários dos alunos. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a importância do trabalho com a metodologia PBL na formação dos estudantes e na sua preparação para o mercado de trabalho, por ser uma metodologia que proporciona a "mão na massa", ou seja, que os alunos se aproximem de fato da realidade que os cerca. Também apontaram que essa metodologia permite o desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em equipe. Por outro lado, os professores apontam que carecem de formação para trabalharem sob essa perspectiva, já que exige uma constante reflexão sobre a docência, sobre o contexto e sobre suas práticas. Os alunos apontaram que a metodologia PBL desenvolveu suas habilidades de resolução de problemas ao terem que lidar com algumas tomadas de decisão durante o desenvolvimento do projeto. Afirmaram que essa prática propiciou a experiência do trabalho em equipe em que pode ser trabalhada a gestão de conflitos, o que refletiu também em um alto índice de alunos que concordaram que o projeto apresentou problemas reais objetivando uma melhor preparação para o mercado de trabalho, apesar de que a grande maioria dos alunos entrevistados não ter atuado ainda neste mercado. Acredita-se que a prática do Problem Based Learning possa ser uma possibilidade real de trabalho nas escolas de Ensino Médio e que este estudo possa ser aprofundado em estudos posteriores, a fim de compreender suas possibilidades de atuação em disciplinas do Núcleo Comum do Ensino Médio, bem como a realização em turmas mais numerosas e com professores que estão iniciando ainda nesta prática.Abstract: Não possuiMade available in DSpace on 2022-05-05T23:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato Jose Fernando.pdf: 4754069 bytes, checksum: 339cd44489e668bc1af7c84d86fc82d6 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Aprendizagem ativa - MetodologiaInterdisciplinaridadeProfessores - FormaçãoA percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRenato Jose Fernando.pdfapplication/pdf4754069http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5646/1/Renato%20Jose%20Fernando.pdf339cd44489e668bc1af7c84d86fc82d6MD5120.500.11874/56462022-05-19 15:26:18.789oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
title A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
spellingShingle A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
Fernando, Renato José
Aprendizagem ativa - Metodologia
Interdisciplinaridade
Professores - Formação
title_short A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
title_full A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
title_fullStr A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
title_full_unstemmed A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
title_sort A percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learning
author Fernando, Renato José
author_facet Fernando, Renato José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando, Renato José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa - Metodologia
Interdisciplinaridade
Professores - Formação
topic Aprendizagem ativa - Metodologia
Interdisciplinaridade
Professores - Formação
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T23:48:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T23:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5646
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5646/1/Renato%20Jose%20Fernando.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 339cd44489e668bc1af7c84d86fc82d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394043637760