Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alessandra Junqueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632
Resumo: Orientação: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_6511125b1ac59d38839cadfc5ea400b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1632
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Vieira, Alessandra JunqueiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-09-12T11:58:45Z2019-09-12T11:58:45Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632Orientação: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: A orientação para o ensino de Língua Portuguesa fundamentada, em parte, na teoria dos gêneros discursivos já é bastante difundida no meio acadêmico e tem despertado o interesse de professores, porém, esses profissionais ainda se encontram carentes tanto de fundamentação teórica quanto de exemplos práticos. Partindo desse quadro, a presente pesquisa apresenta dois objetivos, sendo o primeiro a criação de uma seqüência didática por meio da qual se pretende desenvolver a compreensão e a produção do gênero textual fábula por alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Como segundo objetivo, este trabalho busca investigar as capacidades de linguagem trabalhadas em cada dos exercíciosconstitutivas da seqüência em questão. Ao tomarmos conhecimento da proposta de seqüência didática elaborada por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), hipotetizamos a possibilidade de sua transposição para o trabalho com fábulas. Em relação à análise da seqüência didática, hipotetizamos que identificaríamos o desenvolvimento de todas as capacidades de linguagem. Como resultado, confirmamos a possibilidade da criação de uma seqüência didática nos moldes propostos, bem como a abordagem de, ao menos, uma capacidade de linguagem em cada atividade. Enfim, o trabalho com gênero de texto por meio de seqüência didática, ao ensinar para o aluno os aspectos do contexto de produção, os elementos constitutivos da estrutura do gênero estudado e as características específicas da linguagem nele utilizada, proporciona também o desenvolvimento de capacidades de linguagem por meio das quais o aprendiz terá mais autonomia para a compreensão e ação no mundo.Abstract: The orientation to the Portuguese Language teaching well founded, partly, in the discursive genders theory has already been quite widespread, in the academic course and it has interested teachers, however, these professionals have still been destituteas theoretical fundament as practical examples. Starting from this point, the present research presents two objectives, the first being the creation of a didactic sequence by means of which it is intended to develop the comprehension and the production the fable textual gender for students of the second term from elementary education. As second objective, this work searches for scanning the language capacities worded in each one of the constitutive exercises of sequence in question. By finding out about the developed didactic sequence proposal by Dolz, Noverraz &Schneuwly (2004), we hypothesized the possibility of a transposition for the word with fables. In relation to the analysis of the didactic sequence, we hypothesized that we would identify the development of all the language capacity. As a result, we confirmed the possibility of creation of a didactic sequence in the proposed patterns and we also confirmed the approach, at least, a language capacity in each text gender by means of didactic sequence, when teaching the learners the aspects of the production, structures context and the language specific characteristics used in gender, we also provided the development of language capacities by means of which this will have more autonomy to the comprehension and action in the world.Made available in DSpace on 2019-09-12T11:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra Junqueira Vieira.pdf: 563547 bytes, checksum: b5d609df71c24eb35a880476d42dbf68 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (104 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialIEIRA, Alessandra Junqueira. Desenvolvendo capacidades de linguagem: uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUGênero textualFábulaProdução escritaSócio-interacionismoDiscursoDesenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábulaDeveloping language capacities: aproposal of didactic sequence for the comprehension and writing production of the fable textual gender.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALAlessandra Junqueira Vieira.pdfapplication/pdf563547http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1632/1/Alessandra%20Junqueira%20Vieira.pdfb5d609df71c24eb35a880476d42dbf68MD5120.500.11874/16322019-09-19 20:47:20.951oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Developing language capacities: aproposal of didactic sequence for the comprehension and writing production of the fable textual gender.
title Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
spellingShingle Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
Vieira, Alessandra Junqueira
Gênero textual
Fábula
Produção escrita
Sócio-interacionismo
Discurso
title_short Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
title_full Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
title_fullStr Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
title_full_unstemmed Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
title_sort Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula
author Vieira, Alessandra Junqueira
author_facet Vieira, Alessandra Junqueira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Alessandra Junqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Fábula
Produção escrita
Sócio-interacionismo
Discurso
topic Gênero textual
Fábula
Produção escrita
Sócio-interacionismo
Discurso
description Orientação: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T11:58:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T11:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv IEIRA, Alessandra Junqueira. Desenvolvendo capacidades de linguagem: uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (104 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1632/1/Alessandra%20Junqueira%20Vieira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b5d609df71c24eb35a880476d42dbf68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844389554683904