O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Carolina André de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5464
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria d Carmo Souza de Almeida
id UNITAU_654113684cf11d0f033989f499087577
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5464
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Faria, Carolina André deDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-Lucks, Patricia TosquiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-2022-03-21T17:57:01Z2022-03-21T17:57:01Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5464Orientação: Profa. Dra. Maria d Carmo Souza de AlmeidaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: Este trabalho relata uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como suporte para o professor de língua inglesa em sala de aula no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi motivada pela observação da professora pesquisadora das dificuldades encontradas por colegas de trabalho para realizarem atividades com o uso das TDICs. Os objetivos da pesquisa são: identificar as necessidades dos professores de língua inglesa no Município de Resende/RJ em relação às tecnologias disponibilizadas pela rede municipal de ensino (computadores, tablets, lousa digital, pendrive); verificar se o treinamento oferecido pela rede municipal de educação aos professores para utilizar as ferramentas tecnológicas como a internet - as plataformas e os aplicativos educacionais disponíveis - as lousas digitais, computadores, celulares e tablets, dentre outros, foi eficiente ou não; identificar se os docentes usam com frequência os recursos tecnológicos digitais disponibilizados pelo Município de Resende/RJ nas aulas de língua inglesa, e, como isso acontece; sugerir atividades possíveis de serem aplicadas em sala de aula, envolvendo tecnologias como: computadores, tablets, lousa digital, celulares, dentre outras tecnologias. A pesquisa teve como fundamentação teórica estudos sobre as alterações na contemporaneidade em decorrência das tecnologias e as implicações disso para a educação; conceitos de letramento e multiletramento. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, e os sujeitos de pesquisa foram quinze professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II do Município de Resende/RJ. Para coleta de dados, aplicamos um questionário a quinze professores, e, realizamos entrevistas com cinco professores. Os resultados indicam que os professores de língua inglesa do Município de Resende/RJ se sentem despreparados para lidarem com as TDICs em suas aulas. Os resultados obtidos permitem concluir que a Secretaria Municipal de Educação do Município de Resende/RJ precisa investir na formação continuada dos professores, para que eles possam desenvolver habilidades e competências a fim de utilizar com segurança os recursos tecnológicos digitais disponíveis nas escolas.Abstract: This paper reports a research about the use of Digital Information and Comunication Technologies as a support for the English teacher in the classroom in Elementary School II. The research was motivated by the researcher's observation of the difficulties encountered bu coworkers to carry out activities using the digital Technologies. The objectives of the research are: identify the needs of English teachers in Resende/RJ in relation to the Technologies made avaiable by the city of Resende/RJ (computers, tablets, digital board, pendrive); verify if the training offered by the municipal education networks to teachers to use technological tools such as the internet - educational plataforms and applications avaiable - digital boards, computers, cell phones and tablets, among others, it was eficiente or not; to identify whether teachers often use digital technology resources provided by the city of Resende/RJ in Enclish classes, and how it happens; suggest possible activities to be applied in the classroom, involving Technologies such as computers, tablets, digital boards, cell phones, among other Technologies. The research has as theoretical foundation studies on the changes inthe contemporaneity due to the Technologies and the implications of this for the education; concepts ofliteracy and mult literacy (multiletramento). Methodologically, it is a qualitative and quantitative research, and the research subjects were fifteen English teachers of Elementary School II of Resende/RJ. For the dará collection we applied a questionaire to fifteen teachers, and we conducted interviews with five teachers. The results indicate that Englis teachers of Resende/RJ feel unprepared to deal with digital information and communication Technologies in their classrooms. The obteined results allow to conclude that the municipality of Resende/RJ needs to invest in the continued formation of the teachers, so that they can develop skills and competencies in order to saftly use the digital technology resources avaiable in schools.Made available in DSpace on 2022-03-21T17:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Carolina Andre de Faria.pdf: 1558826 bytes, checksum: deaa58084b612912b2ec5234a5ee1ec7 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (91 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Tecnologias digitaisLíngua inglesa - Ensino fundamentalO uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Carolina Andre de Faria.pdfapplication/pdf1558826http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5464/1/Dissertacao%20MLA%20Carolina%20Andre%20de%20Faria.pdfdeaa58084b612912b2ec5234a5ee1ec7MD5120.500.11874/54642022-05-19 15:26:18.197oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
title O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
spellingShingle O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
Faria, Carolina André de
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Tecnologias digitais
Língua inglesa - Ensino fundamental
title_short O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
title_full O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
title_fullStr O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
title_full_unstemmed O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
title_sort O uso de recursos tecnológicos digitais como suporte nas aulas de inglês no ensino fundamental II
author Faria, Carolina André de
author_facet Faria, Carolina André de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
Lucks, Patricia Tosqui
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Carolina André de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
contributor_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Tecnologias digitais
Língua inglesa - Ensino fundamental
topic Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Tecnologias digitais
Língua inglesa - Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dra. Maria d Carmo Souza de Almeida
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T17:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T17:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5464
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (91 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5464/1/Dissertacao%20MLA%20Carolina%20Andre%20de%20Faria.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv deaa58084b612912b2ec5234a5ee1ec7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393275031552