O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Simone Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_7b0ca9be206e8c31da8acf479b202cc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/750
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Mendes, Simone LopesAbud, Maria José Milharezi, 1942-Alvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-05-29T13:13:55Z2023-05-29T13:13:55Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a utilização do conhecimento sistemático da Língua Materna, como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Espanhola, por alunos de um Curso Superior, os quais se encontram no Nível B2, de acordo com o Marco Comum Europeu. O objetivo geral foi identificar as estratégias cognitivas utilizadas pelos alunos no aprendizado dessa Língua Estrangeira, e o objetivo específico foi investigar se o aluno utiliza o conhecimento sistemático da Língua Materna como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Estrangeira. Recorremos aos estudos de Vigotski, sobretudo aqueles relativos ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Para alcançarmos nossos objetivos, solicitamos aos alunos que respondessem a um questionário relativo às estratégias que utilizaram para aprender o emprego dos pronomes pessoais em Língua Espanhola, durante uma aula programada e ministrada pela pesquisadora. Constatamos que a maioria dos alunos recorre aos conhecimentos formais que possuem na Língua Materna para a aprendizagem do novo conteúdo de Língua Espanhola. Isto ratifica os postulados de Vigotski quanto à importância da Língua Materna para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira.Abstract: This study presents a survey on the use of systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning the Spanish language, for students of an Advanced Course , which are at Level B2 according to the Common European Framework . The overall objective was to identify cognitive strategies used by students in learning this foreign language and specific objective was to investigate if the student uses systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning a foreign language. We appealed to the studies of Vygotsky, especially those relating to education and language learning process. To achieve our goals, we ask students to answer a questionnaire concerning the strategies they used to learn the use of personal pronouns in Spanish, during a scheduled class and taught by the researcher. We found that most students resort to formal knowledge they possess in the Mother Tongue for learning new content Spanish Language. This confirms the postulates of Vygotsky about the importance of mother tongue for learning a foreign language.Made available in DSpace on 2023-05-29T13:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Lopes Mendes_seg.pdf: 485241 bytes, checksum: 5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860 (MD5) Previous issue date: 201465 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua espanholaEstratégia de ensinoLíngua maternaO conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSimone Lopes Mendes_seg.pdfapplication/pdf485241http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/750/1/Simone%20Lopes%20Mendes_seg.pdf5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860MD5120.500.11874/7502023-05-29 10:13:55.189oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T13:13:55Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
title O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
spellingShingle O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
Mendes, Simone Lopes
Língua espanhola
Estratégia de ensino
Língua materna
title_short O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
title_full O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
title_fullStr O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
title_full_unstemmed O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
title_sort O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
author Mendes, Simone Lopes
author_facet Mendes, Simone Lopes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Alvarez, Sonia Maria
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Simone Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Estratégia de ensino
Língua materna
topic Língua espanhola
Estratégia de ensino
Língua materna
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T13:13:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T13:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/750/1/Simone%20Lopes%20Mendes_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395458166784