O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
id |
UNITAU_7b0ca9be206e8c31da8acf479b202cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/750 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Simone LopesAbud, Maria José Milharezi, 1942-Alvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-05-29T13:13:55Z2023-05-29T13:13:55Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a utilização do conhecimento sistemático da Língua Materna, como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Espanhola, por alunos de um Curso Superior, os quais se encontram no Nível B2, de acordo com o Marco Comum Europeu. O objetivo geral foi identificar as estratégias cognitivas utilizadas pelos alunos no aprendizado dessa Língua Estrangeira, e o objetivo específico foi investigar se o aluno utiliza o conhecimento sistemático da Língua Materna como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Estrangeira. Recorremos aos estudos de Vigotski, sobretudo aqueles relativos ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Para alcançarmos nossos objetivos, solicitamos aos alunos que respondessem a um questionário relativo às estratégias que utilizaram para aprender o emprego dos pronomes pessoais em Língua Espanhola, durante uma aula programada e ministrada pela pesquisadora. Constatamos que a maioria dos alunos recorre aos conhecimentos formais que possuem na Língua Materna para a aprendizagem do novo conteúdo de Língua Espanhola. Isto ratifica os postulados de Vigotski quanto à importância da Língua Materna para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira.Abstract: This study presents a survey on the use of systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning the Spanish language, for students of an Advanced Course , which are at Level B2 according to the Common European Framework . The overall objective was to identify cognitive strategies used by students in learning this foreign language and specific objective was to investigate if the student uses systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning a foreign language. We appealed to the studies of Vygotsky, especially those relating to education and language learning process. To achieve our goals, we ask students to answer a questionnaire concerning the strategies they used to learn the use of personal pronouns in Spanish, during a scheduled class and taught by the researcher. We found that most students resort to formal knowledge they possess in the Mother Tongue for learning new content Spanish Language. This confirms the postulates of Vygotsky about the importance of mother tongue for learning a foreign language.Made available in DSpace on 2023-05-29T13:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Lopes Mendes_seg.pdf: 485241 bytes, checksum: 5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860 (MD5) Previous issue date: 201465 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua espanholaEstratégia de ensinoLíngua maternaO conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSimone Lopes Mendes_seg.pdfapplication/pdf485241http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/750/1/Simone%20Lopes%20Mendes_seg.pdf5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860MD5120.500.11874/7502023-05-29 10:13:55.189oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T13:13:55Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
title |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
spellingShingle |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola Mendes, Simone Lopes Língua espanhola Estratégia de ensino Língua materna |
title_short |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
title_full |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
title_fullStr |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
title_full_unstemmed |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
title_sort |
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola |
author |
Mendes, Simone Lopes |
author_facet |
Mendes, Simone Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Abud, Maria José Milharezi, 1942- Alvarez, Sonia Maria Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Simone Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
contributor_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Estratégia de ensino Língua materna |
topic |
Língua espanhola Estratégia de ensino Língua materna |
description |
Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-29T13:13:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-29T13:13:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/750/1/Simone%20Lopes%20Mendes_seg.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f3d0fe9c97084f58a003ded46ed4860 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844395458166784 |