Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bebiano, Wander Donizete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5528
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelo
id UNITAU_81d92f19d1db7b1168c0277b24f4694d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5528
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Bebiano, Wander DonizeteAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-Bertoldo, Ernesto SérgioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaGhiraldelo, Claudete Moreno2022-03-28T21:20:52Z2022-03-28T21:20:52Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5528Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno GhiraldeloDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.Abstract: Althoug the apparent tolerance of the Brazilian society with regard to gender differences and sexual diversities, the discursive practices, from the most diverse social strata, unveil the contrary. In 2015, it was noticed in the legislative chambers, on the occasion of voting for the Brazilian states and cities Education Plans, when the media propagated unfavourable speeches to the needs of discussing about gender issues at schools. Considering printed texts of the journalistic field as research material, the purpose of this dissertation is to analyze the opposing interviewees' answers, in order to verify if their sayings were guided by pedagogical concerns or if, unlike, they were motivated by stereotypes and discriminatory and prejudiced attitudes. Twenty-four texts published by different press agencies, such as, Folha de S. Paulo, Tribuna do Ceará, Portal Aprendiz, UOLEducação, Portal G1, Gazeta do Povo, El País, Estado de Minas, O Povo, Em Tempo and Estadão, were analyzed. The research methodology used was qualitative nature, according to the Discourse Analysis, with supported grounding, mostly important, in the concept of discourse according to Foucault's concept (2015) and in the analysis mechanisms and procedures described by Orlandi (2012, 2013). Considering the purpose of the research, Butler (2015), Louro (1998), Moreno (1999), Bourdieu (2015), Souza (1997) and Lopes (2002) are also mentioned - authors who were consulted to deal with the issues related to gender identity -, and Libâneo, Oliveira &Toschi (2011), Moura (2013) and Britto (2015), references used to discourse about the education plans. The analysis made possible to reveal hegemoniac discourses indicating that the discursive/ideological formations that qualify them are built from the bias association among "gender issues", "sex and sexuality", "family traditional concept" and "homosexuality" and making impossible the building of an Education, indeed, inclusive and participatory, so welcome in times of political setback and hostility towards the minorities and the diversities as the present moment.Resumo: Apesar da aparente condescendência da sociedade brasileira para com as diferenças de gênero e as diversidades sexuais, as práticas discursivas, dos mais diversos estratos sociais, revelam o inverso. Foi o que se percebeu, em 2015, por ocasião das votações, nas câmaras legislativas, dos Planos de Educação de estados e municípios brasileiros, quando a mídia reproduzia os discursos contrários à inclusão da necessidade de se discutir sobre as questões de gênero nas escolas. Tomando-se textos impressos da esfera jornalística como material de investigação, o objetivo dessa dissertação é analisar as falas dos entrevistados oposicionistas, a fim de verificar se seus dizeres foram pautados por preocupações de cunho pedagógico ou se, ao contrário, foram motivados por estereótipos e posturas discriminatórias e preconceituosas. Foram analisados vinte e quatro textos publicados por diferentes órgãos de imprensa, como Folha de S. Paulo, Tribuna do Ceará, Portal Aprendiz, UOL Educação, Portal G1, Gazeta do Povo, El País, Estado de Minas, O Povo, Em Tempo e Estadão. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, à luz da Análise do Discurso, com fundamentação apoiada, sobretudo, no conceito de discurso segundo a concepção de Foucault (2015) e nos dispositivos e procedimentos de análise descritos por Orlandi (2012, 2013). Levando em conta o objetivo da pesquisa, citam-se também Butler (2015), Louro (1998), Moreno (1999), Bourdieu (2015), Souza (1997) e Lopes (2002) - autores aos quais se recorreu para tratar das questões relacionadas à identidade de gênero -, e Libâneo, Oliveira & Toschi (2011), Moura (2013) e Britto (2015), referências utilizadas para discorrer sobre os planos de educação. A análise possibilitou descortinar discursos hegemônicos, indicando que as formações discursivas/ideológicas que os qualificam constroem-se a partir da associação enviesada entre "questões de gênero", "sexo e sexualidade", "concepção tradicional de família" e "homossexualidade" e impossibilitam a construção de uma Educação, de fato, inclusiva e participativa, tão oportuna em tempos de retrocesso político e de hostilidade às minorias e às diversidades como o momento atual.Made available in DSpace on 2022-03-28T21:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Wander Donizete Bebiano.pdf: 3708417 bytes, checksum: 05003bcd12d664e5cea8b680b740da0f (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (226 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática discursivaRelação de gêneroPlanos de educaçãoIdeologia - FormaçãoQuem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Wander Donizete Bebiano.pdfapplication/pdf3708417http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5528/1/Dissertacao%20MLA%20Wander%20Donizete%20Bebiano.pdf05003bcd12d664e5cea8b680b740da0fMD5120.500.11874/55282022-05-19 15:26:16.4oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
title Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
spellingShingle Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
Bebiano, Wander Donizete
Prática discursiva
Relação de gênero
Planos de educação
Ideologia - Formação
title_short Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
title_full Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
title_fullStr Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
title_full_unstemmed Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
title_sort Quem chegar por último é a mulher do padre : relações de gênero no contexto de aprovação dos planos de educação de 2015
author Bebiano, Wander Donizete
author_facet Bebiano, Wander Donizete
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Bebiano, Wander Donizete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
contributor_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Prática discursiva
Relação de gênero
Planos de educação
Ideologia - Formação
topic Prática discursiva
Relação de gênero
Planos de educação
Ideologia - Formação
description Orientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelo
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-28T21:20:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-28T21:20:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5528
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (226 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5528/1/Dissertacao%20MLA%20Wander%20Donizete%20Bebiano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05003bcd12d664e5cea8b680b740da0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393823436800