As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Paula Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/930
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula
id UNITAU_a54a44a8b8a34bac7a0f3489d4d405af
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/930
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Dutra, Paula OliveiraPacheco, Márcia Maria Dias ReisLefèvre, FernandoUniversidade de TaubatéPaula, Maria Angela Boccara de2019-08-05T20:07:34Z2019-08-05T20:07:34Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/930Orientação: Profa. Dra. Maria Angela Boccara de PaulaDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer as Representações Sociais do ser docente para o enfermeiro professor da graduação em enfermagem, bem como os aspectos da formação da trajetória profissional determinantes na decisão de se tornar docente. Foram entrevistadas treze enfermeiras docentes do curso de graduação em enfermagem de duas universidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que ministravam disciplinas das ciências da enfermagem. Caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo com enfoque qualitativo a luz do referencial teórico das Representações Sociais, sendo aplicadas aos instrumentos na coleta de dados: um questionário contendo questões relativas a dados sociodemograficos, de formação e trajetória profissional e o outro instrumento foi a entrevista semiestruturada com a questão norteadora. O que se motivou a se tornar docente? Fale sobre sua trajetória profissional. A estratégia metodológica utilizada para a análise das entrevistas foi o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo identificadas três idéias centrais, a saber: O enfermeiro é um educador; Mais tempo para cuidar dos filhos; Influências. Os resultados do primeiro DSC revelaram, que as Representações Sociais sobre o ser docente para os participantes estavam ancoradas na própria história do cuidar em enfermagem, quando consideraram que o enfermeiro é um educador inato e que a docência é uma forma de cuidar. Ainda apontaram como fatores motivadores; habilidade pessoal para se comunicar, facilidade de interação interpessoal; possibilidade de contribuir para transformar a realidade; aliando a teoria com a prática, além de estar sempre pesquisando e estudando. No DSC, 2 participantes mencionaram que a docência foi o caminho para conciliar a vida profissional ao seu papel de mãe, demonstrando que a RS do papel social da mulher como responsável pelo cuidado com os filhos permanece inalterado, mesmo após seu ingresso no mercado de trabalho. No DSC 3 ficou evidente que a construção da identidade profissional está diretamente relacionada com a socialização que se inicia no âmbito familiar e se estende por toda vida, introduzindo o indivíduo em novos setores da sociedade, como foi o caso da socialização profissional influenciada pela professora da graduação. Acredita-se que este estudo possa motivar o debate e a reflexão sobre o processo de formação do professor de enfermagem para o exercício do ensino superior, tendo em vista as propostas das Diretrizes Curriculares de Enfermagem.Abstract: The present study has as main goal to get to know the Social Representations from the teaching being to the nurse teacher on nursing graduation, as well as all the features of the upbringing and professional trajectory essential on the decision of becoming a teacher. Thirteen nursing teachers from the nursing graduation course from two universities in the Região Metropolitana do Vale do Paraiba Paulista who teach nursing sciences subjects. Featured as an exploratory-descriptive with a qualitative approach at the light of Social Representations theoretical references, being two tools used to collect data: a questionnaire comprising questions pertinent to socio-demographic data and upbringing and professional, and the other tool the half-structured interview with the guiding issue: 'What made you become a teacher?' – Speak about your professional trajectory. The methodological approach used on the analysis of the interviews was the Collective Subject Speech, when three main ideas were identified, namely: The nurse is an educator; More time to care for children; External Influences. The results on the first CSD revealed that the Social Representations on the teaching being to the participants were based on caring in nursing own's history, when they regarded the nurse as a born educator and teaching as a way of caring. Other motivating factors were mentioned as well: communication skills, socializing skills, tools to contribute to change realities, turning theory into practice, besides being engaged in researching and studying all the time. At the second CDS the participants stated that teaching was the way to bring professional life and the role of mother together, showing that the Social Representations of women's social role as responsible for the care for the children remains unaltered even after her insertion in the job market. At the third CDS it was highlighted that the construction of a professional identity is closely related to the socialization process that begins in the nuclear family and spreads out for a lifetime, introducing the person into new segments of the society as it was the case of the professional socialization influenced by the graduation teacher. It is said to be that this case can elicit the debate and the reflexion on the process of nursing teacher upbringing for the practice on higher education in view of the Nursing Curriculum Guidelines proposals.Made available in DSpace on 2019-08-05T20:07:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Oliveira Dutra_seg.pdf: 1178751 bytes, checksum: 6d5714eab033d994c0276105fbad5eed (MD5) Previous issue date: 2014117 p. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESEnfermagemEnsino superiorRepresentação docenteProfessorAs representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPaula Oliveira Dutra_seg.pdfapplication/pdf1178751http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/930/1/Paula%20Oliveira%20Dutra_seg.pdf6d5714eab033d994c0276105fbad5eedMD5120.500.11874/9302019-09-10 17:30:35.356oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:35Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
title As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
spellingShingle As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
Dutra, Paula Oliveira
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Enfermagem
Ensino superior
Representação docente
Professor
title_short As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
title_full As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
title_fullStr As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
title_full_unstemmed As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
title_sort As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
author Dutra, Paula Oliveira
author_facet Dutra, Paula Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis
Lefèvre, Fernando
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Paula Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Maria Angela Boccara de
contributor_str_mv Paula, Maria Angela Boccara de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
topic INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Enfermagem
Ensino superior
Representação docente
Professor
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino superior
Representação docente
Professor
description Orientação: Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T20:07:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-05T20:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/930
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/930/1/Paula%20Oliveira%20Dutra_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d5714eab033d994c0276105fbad5eed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385404420096