Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolando, Rodolfo Meissner
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_fd91c7e7a3d77190b06250d1d39a3ecc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5406
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rolando, Rodolfo MeissnerAbud, Maria José Milharezi, 1942-Barbosa, Severino Antônio M.Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2022-03-15T17:17:01Z2022-03-15T17:17:01Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2015.Resumo: Partindo do pressuposto que a educação emocional e a construção de valores são temas essenciais para a educação contemporânea, este trabalho tem como objetivo oferecer uma proposta transdiciplinar de ensino de Literatura visando ao desenvolvimento de valores de alunos do Ensino Médio. Acredita-se que a Literatura, dado o seu potencial humanizador, permite profícuas reflexões em sala de aula a respeito de valores, favorecendo a educação emocional dos alunos. Nesse sentido, essa iniciativa se justifica uma vez que se observa uma amplka crise moral nos tempos atuais. A escola não deve se furtar de discutir essa questão, mas sim viabilizar alternativas pedagógicas para a construção de uma realidade social mais justa, humana e solidária. Fez-se necessário especificar um tema para a seleçãodos textos literários escolhidos para a proposta, viabilizando, com maior eficácia, a discussão pretendida sobre valores. Desse modo, escolheu-se a temática amorosa, por ser um dos temas mais significativos ao universo adolescente. De fato, a necessidade de verbalizar as experiências amorosas é um ponto crucial para o estudante de Ensino Médio, pois é nessa fase que o jovem descobre gradativamente a sua sexualidade e passa a viver os seus primeiros (des)encontros sentimentais, sentindo a necessidade de explicitar aquilo que é experimentado afetivamente. Assim, partir do interesse do jovem e oferecer voz a ele em sala de aula constituem pontos centrais deste trabalho. Do ponto de vista teórico, os estudos Vygotskyanos sobre cognição e afetividade, bem como as contribuições de Piaget sobre moralidade fundamentam esta proposta. O romance "Senhora" de José de Alencar foi escolhido como eixo para a orgasnização das atividades sugeridas, e a sequencia de leitura expandida proposta por Cosson (2014) foi utilizada como modelo didático. Trata-se de atividades que contemplam leituras, discussões e reflexões a partir da literatura, possibilitando a fruição da leitura literária em sala de aula.Abstract: Assuming that emotional education and the building of values are essential topics for the contemporary education, this paper aims to offer a transdisciplinary proposal in the teaching of Literature, regarding its humanizing potential, allows useful deliberation in the classroom concerning the values, which favors students' emotional education. In this aspect, this iniciative is justified once a widespread moral crisis is observed in modern times. The school should not be apart from this discussion but, on the contrary, it should make pedagogical alternatives viable for the construction of a more legitimate, human and solidary social reality. The specification of a topic was made necessary for the selection of literary texts chosen for this current proposal, qualifying, with greater efficiency, the aimed discussion about values. This way, the loving theme was chosen, for it is one of the most significant topics in the adolescentuniverse. Actually, the need of verbalizing love experiences is a crucial point for the High School student, because it is during this stage that the young gradually finds out about his sexuality and experiments his first sentimental (mis)matches, feeling the urge to put into words what is affectively experienced. Thus, taking the young interest and giving him the voice in the classroom are the main points of this paper. From the theoretical point of view, the Vygotskyanos studies about cognition and affection as well as Piaget's contributions about morality make the foundation of this proposal. The novel "Senhora" by José de Alencar was chosen as the key element for the organization of the proposed activities and the reading sequence expanded, proposed by Cosson (2014), was used as a didactical model. It is about activities which praise readings, discussions andthinking from the Literature, making the accomplishment of literary reading in the classroom possible.Made available in DSpace on 2022-03-15T17:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado_Rodolfo Meissner Rolando.pdf: 742762 bytes, checksum: ca5a6b7d68cfdbf20ec621ea93feb4c1 (MD5) Previous issue date: 20151 recurso online (102 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação emocionalLiteratura - EnsinoEnsino médioFormação de professoresTransdisciplinaridadeLiteratura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao de Mestrado_Rodolfo Meissner Rolando.pdfapplication/pdf742762http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5406/1/Dissertacao%20de%20Mestrado_Rodolfo%20Meissner%20Rolando.pdfca5a6b7d68cfdbf20ec621ea93feb4c1MD5120.500.11874/54062022-05-19 15:26:15.494oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5406Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
title Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
spellingShingle Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
Rolando, Rodolfo Meissner
Educação emocional
Literatura - Ensino
Ensino médio
Formação de professores
Transdisciplinaridade
title_short Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
title_full Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
title_fullStr Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
title_full_unstemmed Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
title_sort Literatura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosa
author Rolando, Rodolfo Meissner
author_facet Rolando, Rodolfo Meissner
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Barbosa, Severino Antônio M.
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolando, Rodolfo Meissner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação emocional
Literatura - Ensino
Ensino médio
Formação de professores
Transdisciplinaridade
topic Educação emocional
Literatura - Ensino
Ensino médio
Formação de professores
Transdisciplinaridade
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T17:17:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-15T17:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (102 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5406/1/Dissertacao%20de%20Mestrado_Rodolfo%20Meissner%20Rolando.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca5a6b7d68cfdbf20ec621ea93feb4c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393226797056