A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marta Isabel Casteleiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8596
Resumo: Este artigo, que resultou de uma investigação de Doutorado, tem como objetivo analisar a importância da cooperação entre os stakeholders para o desenvolvimento turístico dos territórios rurais, numa perspectiva de sustentabilidade. A cooperação entre os atores chave do setor turístico 30representa uma mais valia, no sentido de promover os destinos turísticos rurais. Baseando-se numa investigação empírica de caráter quantitativo, procurou-se, com um questionário estruturado, aplicado via e-mail e correio tradicional aos stakeholders do setor público, setor privado e associativo do turismo, avaliar a percepção daqueles agentes, sobre as medidas e as áreas de atuação prioritária em termos de cooperação de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico de uma sub-região de Portugal, o Baixo Alentejo, tipicamente rural. Concluiu-se que os agentes consideram importante haver uma cooperação intersetorial, pois: fortalece o turismo, contribuindo para a revitalização econômica e social dos territórios rurais; aumenta a competitividade empresarial; permite as trocas de recursos onde se inclui o capital, o conhecimento; e reforça a legitimidade das políticas de turismo. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação entre Atores.
id UNIVALI-3_112dbede1cf7fb32d740d496d418b9db
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8596
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)Este artigo, que resultou de uma investigação de Doutorado, tem como objetivo analisar a importância da cooperação entre os stakeholders para o desenvolvimento turístico dos territórios rurais, numa perspectiva de sustentabilidade. A cooperação entre os atores chave do setor turístico 30representa uma mais valia, no sentido de promover os destinos turísticos rurais. Baseando-se numa investigação empírica de caráter quantitativo, procurou-se, com um questionário estruturado, aplicado via e-mail e correio tradicional aos stakeholders do setor público, setor privado e associativo do turismo, avaliar a percepção daqueles agentes, sobre as medidas e as áreas de atuação prioritária em termos de cooperação de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico de uma sub-região de Portugal, o Baixo Alentejo, tipicamente rural. Concluiu-se que os agentes consideram importante haver uma cooperação intersetorial, pois: fortalece o turismo, contribuindo para a revitalização econômica e social dos territórios rurais; aumenta a competitividade empresarial; permite as trocas de recursos onde se inclui o capital, o conhecimento; e reforça a legitimidade das políticas de turismo. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação entre Atores.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2016-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/859610.14210/rtva.v18n1.p29-59Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-59Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-59Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-591983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8596/4825Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Marta Isabel Casteleiro2017-09-19T23:45:08Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8596Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:45:08Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
title A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
spellingShingle A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
Amaral, Marta Isabel Casteleiro
title_short A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
title_full A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
title_fullStr A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
title_full_unstemmed A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
title_sort A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)
author Amaral, Marta Isabel Casteleiro
author_facet Amaral, Marta Isabel Casteleiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marta Isabel Casteleiro
description Este artigo, que resultou de uma investigação de Doutorado, tem como objetivo analisar a importância da cooperação entre os stakeholders para o desenvolvimento turístico dos territórios rurais, numa perspectiva de sustentabilidade. A cooperação entre os atores chave do setor turístico 30representa uma mais valia, no sentido de promover os destinos turísticos rurais. Baseando-se numa investigação empírica de caráter quantitativo, procurou-se, com um questionário estruturado, aplicado via e-mail e correio tradicional aos stakeholders do setor público, setor privado e associativo do turismo, avaliar a percepção daqueles agentes, sobre as medidas e as áreas de atuação prioritária em termos de cooperação de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico de uma sub-região de Portugal, o Baixo Alentejo, tipicamente rural. Concluiu-se que os agentes consideram importante haver uma cooperação intersetorial, pois: fortalece o turismo, contribuindo para a revitalização econômica e social dos territórios rurais; aumenta a competitividade empresarial; permite as trocas de recursos onde se inclui o capital, o conhecimento; e reforça a legitimidade das políticas de turismo. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação entre Atores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8596
10.14210/rtva.v18n1.p29-59
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8596
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v18n1.p29-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8596/4825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-59
Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-59
Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro-Abril; 29-59
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021451059200