ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Layla Rosa Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851
Resumo: Esta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar.
id UNIVAP-1_4dbc4b2b5c8bafb3ea6a9d56e5ab5510
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/851
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIAFunções executivasAtividade cerebralEnsinoAprendizagem.MEMÓRIAEsta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar.IBICT2017-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/85110.18066/revistaunivap.v22i40.851Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3542237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851/731Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, AndersonPereira, Layla Rosa Maciel2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/851Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
title ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
spellingShingle ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
Silva, Anderson
Funções executivas
Atividade cerebral
Ensino
Aprendizagem.
MEMÓRIA
title_short ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
title_full ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
title_fullStr ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
title_full_unstemmed ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
title_sort ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
author Silva, Anderson
author_facet Silva, Anderson
Pereira, Layla Rosa Maciel
author_role author
author2 Pereira, Layla Rosa Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson
Pereira, Layla Rosa Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Funções executivas
Atividade cerebral
Ensino
Aprendizagem.
MEMÓRIA
topic Funções executivas
Atividade cerebral
Ensino
Aprendizagem.
MEMÓRIA
description Esta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851
10.18066/revistaunivap.v22i40.851
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851/731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287105015808