ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar. |
id |
UNIVAP-1_4dbc4b2b5c8bafb3ea6a9d56e5ab5510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/851 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIAFunções executivasAtividade cerebralEnsinoAprendizagem.MEMÓRIAEsta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar.IBICT2017-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/85110.18066/revistaunivap.v22i40.851Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3542237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851/731Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, AndersonPereira, Layla Rosa Maciel2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/851Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
title |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
spellingShingle |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA Silva, Anderson Funções executivas Atividade cerebral Ensino Aprendizagem. MEMÓRIA |
title_short |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
title_full |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
title_fullStr |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
title_sort |
ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA |
author |
Silva, Anderson |
author_facet |
Silva, Anderson Pereira, Layla Rosa Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Layla Rosa Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Pereira, Layla Rosa Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções executivas Atividade cerebral Ensino Aprendizagem. MEMÓRIA |
topic |
Funções executivas Atividade cerebral Ensino Aprendizagem. MEMÓRIA |
description |
Esta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851 10.18066/revistaunivap.v22i40.851 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/851/731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 354 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287105015808 |